quarta-feira, 23 de junho de 2010

Diabetes é tema central de jornada na Unesp


Mais de 240 milhões de pessoas sofrem de diabetes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, que afeta aproximadamente 12% da população brasileira, é um dos problemas de saúde que mais cresce na atualidade. Para analisar os cuidados e avanços no tratamento da doença, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promove, dias 28 e 29 de junho, sua 1ª Jornada de Diabetes.

Tendo como público-alvo estudantes de medicina,enfermagem e profissionais da área da saúde de Botucatu e região, o evento proporcionará atualização em temas como sinais e sintomas, cuidados de enfermagem, nutrição e aspectos sociais e psicológicos de portadores da diabetes.

A abertura do evento, dia 28 às 17h30, contará com um debate, sobre o papel da Sociedade Brasileira de Diabetes. Já a médica Adriana Mendes discorrerá sobre diagnósticos, classificações da doença e metas terapêuticas. A terceira palestra da noite abordará o tratamento e complicações agudas em pacientes hospitalizados. Outros temas ainda fazem parte da programação: evolução no cuidado ambulatorial a diabéticos e terapêuticas nutricionais.

Dia 29, os temas centram-se nas entidades de assistência ao diabético e os diversos cuidados prestados aos portadores da doença.

A partir das 18 horas, a presidente da Abad- Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético- Antônia Alzira Seraphim, falará sobre a atuação da entidade.

Já a professora do Departamento de Enfermagem, Maria José Niestche, discorrerá sobre a assistência da enfermagem na prevenção do problema.

As questões sociais e psíquicas do portador da diabetes será o foco das demais palestras da noite. Às 19h30, psicóloga Regina de Paula fará suas considerações sobre a adesão do paciente ao tratamento da doença. Na seqüência, o diretor técnico do Centro de Saúde Escola, Antonio Cyrino, fará palestra referente aos fatores psicosociais relacionados ao abandono do cuidado ao portador da diabetes.

A diabetes melittus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Algumas delas podem ser desencadeadas pela patologia, como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais ou lesões de difícil cicatrização.

Inscrições para a 1ª Jornada de Diabetes da FMB podem ser efetuadas pelo site www.inscricoes.fmb.unesp.br ou pessoalmente no local do evento. A taxa de participação, tanto para estudantes quanto profissionais da área da saúde será de R$ 10. Informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3811-6213.

Serviço

1ª Jornada de Diabetes da FMB
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu, em Rubião Júnior
Quando: Dias 28 e 29 de junho
Quanto: R$ 10 (estudantes e profissionais)
Informações: (14) 3811-6213
(14) 3815 3244 (ABAD)


http://www.reol.com.br/noticias/2295

Nenhum comentário: