terça-feira, 19 de outubro de 2010

MEDICAMENTOS MODERNOS PARA DIABETES


Antes do desenvolvimento dos modernos medicamentos para Diabetes, o diagnóstico da doença equivalia a uma sentença de morte.

Os Portadores de Diabetes sofriam uma interminável lista de complicações tais como: cegueira, enfarte do miocárdio, gangrena, hipertensão arterial, insuficiência renal e infecções diversas, que rapidamente ficavam fora de controle.

Mas agora, a partir de tecnologia moderna, existem medicamentos que fazem com que o diabético se aproxime do funcionamento de corpo de uma pessoa normal. As hipoglicemias são evitadas, os desníveis (para cima e para baixo) também são evitados. Juntamente com as medidas de glicemia, os problemas mais graves são evitados.

Poucos sabem que o Portador de Diabetes tem direito ao recebimento de medicamentos, independente de sua condição financeira, atividade profissional, ou mesmo se possuir plano de saúde. Além disso, ele pode exigir qualquer tipo de tratamento, desde que haja comprovação da necessidade através de laudo médico ou exames.

De acordo com Lei Federal nº 11.347, que entrou em vigor em setembro de 2006, todo portador de diabetes tem direito garantido de receber gratuitamente do Sistema Único de Saúde - SUS medicamentos para o tratamento da doença e os materiais necessários à sua aplicação e à monitorização da glicemia capilar.

Para poupar tempo, muitos preferem economizar o dinheiro do mês para comprar os medicamentos nas farmácias, porque no SUS correm o risco de não conseguir obtê-los para tratamento imediato.

Quem não consegue fazer tal economia sofre em filas de postos de saúde, diariamente, esperando que os estoques sejam repostos.

Portanto, se o SUS não fornecer os insumos necessários , arcará com as despesas do tratamento das complicações da doença descontrolada. O dinheiro será inexoravelmente gasto, melhor que seja aplicado garantindo-se a qualidade de vida do cidadão. Destarte, o padrão do SUS tem que mudar para atender o interesse público. Fornecer espontaneamente os insumos de que necessitam os diabéticos e reduzir os custos com o tratamento das complicações através da medicina preventiva.

O Judiciário tem agido com amparo na ordem constitucional ao conceder o fornecimento de insumos para diabéticos, pois necessários a manutenção da vida do doente. Ressalte-se que, ao contrário do senso comum, não são remédios experimentais. Todos eles possuem seu registro na ANVISA. Não se trata, igualmente, de garantir conforto ao doente, mas garantir a viabilidade de seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sou um dos associados da ABAD beneficiado via judicial, para receber todos os medicamentos especiais que garantem o controle de minha doença, mas que não são fornecidos pelo SUS por não fazerem parte da lista dos medicamentos e insumos distribuídos pelo Governo.

Recebo meus medicamentos na farmácia da Secretaria de Saúde de Botucatu, onde sou muito bem atendido, gerando assim satisfação e facilidade para superar a doença.

Santos de Castro

RG 5.321.717

Nenhum comentário: