Esta data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.
Em 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.
Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes. O diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.
No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença.
A prevalência aumenta com a idade: o diabetes atinge 18, 6% da população com idade superior a 65 anos.
A ABAD com a Missão de Capacitar e orientar pessoas e comunidade sobre a questão “Diabetes”, desenvolvendo ações de prevenção e apoio ao tratamento da doença, buscando melhoria da qualidade de vida, nesta data dedicada ao dia mundial do diabetes, desenvolveu uma série de atividades e campanhas como:-
1- Iluminação de fachadas dos Prédios (Prefeitura e ADAB) e colocação de faixas alusivas ao dia.
2-Espaço no outdoor da Avenida Vital Brasil.
3- Campanhas gratuitas abertas ao público em geral.
4-Palestra na sede da ABAD
Foram realizados testes gratuitos de Detecção de Diabetes; Aferição de Pressão Arterial; Verificação de Índice de Massa Corporal; Avaliação Física e Avaliação da Sensibilidade dos pés de Portadores de Diabetes.
Contamos com o importante apoio dos alunos do Curso de Enfermagem da ETEC “Dr. Domingos Minicucci Filho” (Escola Industrial), sob a coordenação dos Professores Cristina, Daniela e Francisco;
Dos Professores de Educação Física Diego e Rodrigo ( voluntários);
De alunos da Faculdade Marechal Rondon, curso de Fisioterapia, sob a coordenação da Professora Mônica.
Dentre os exames realizados foram constatados vários casos com indícios de Diabetes, os quais foram orientados a procurarem a rede pública de Saúde ou seus médicos particulares.
Notamos um aumento significativo de casos de indícios de diabetes em relação às campanhas dos anos anteriores, o que reforça que as estatísticas sobre o aumento assustador dessa doença, estão corretas.
Novas opções terapêuticas para o tratamento do Diabetes 2
Palestra proferida pela Dra Bibiana Prada de Camargo Colenci,, na ABAD, no dia 14 de novembro, encerrando as atividades do Dia Mundial do Diabetes.
Dra Bibiana iniciou a palestra explicando o que é Diabetes e quais as conseqüências das altas taxas de açúcar no sangue.
A seguir falou sobre os Antidiabéticos orais :
- Sulfoniluréias
- Meglitinidas
- Biguanidas
- Tiazolidinedionas
- Inibidores da alfa-glicosidase
- Inibidores da DPP-4
- Análogos de GLP-1
Medicamentos usados para tratar diabetes tipo 2 que pertencem a diversas categorias:
- Drogas que diminuem a resistência à insulina
- Drogas que funcionam dentro do pâncreas para aumentar o fornecimento de insulina do corpo
- Drogas que reciclam o fornecimento de insulina do seu organismo para funcionar com mais eficiência
- Drogas que reduzem a taxa de absorção de açúcar no seu corpo
- Drogas que controlam o apetite e diminuem picos de glicose após as refeições
Dra Bibiana defendeu uma meta de hemoglobina glicada menor que 6%, e o tratamento com essas drogas já no pré diabetes.
Após a palestra houve um momento de tira dúvidas muito animado e proveitoso.
Com certeza, todos os presentes puderam esclarecer o porquê das combinações de antidiabéticos e quais as funções específicas de cada um deles em nosso organismo.
O DIABETES devidamente tratado não impede o portador de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma, contudo, é fundamental que o Portador de Diabetes se ajude, controlando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida será muito facilitada.
DIABETES! Se você se cuidar, não vai complicar.
Antonia Alzira Serafim
“VAMOS CONTROLAR O DIABETES JÁ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário