domingo, 2 de dezembro de 2012

A importância do atendimento psicológico e interdisciplinar ao paciente diabético.


Amaryllis Miqueletto
CRP 06/111825
Psicóloga ABAD Botucatu
Ao receber o diagnóstico de uma doença crônica, o indivíduo passa por um turbilhão de emoções que necessitam ser compreendidas e trabalhadas, de modo a prevenir complicações e ter um tratamento eficaz.

Estudos apontam que pacientes com diagnóstico de doenças crônicas têm maior probabilidade de desenvolver formas patológicas de estresse, ansiedade e depressão.

Tais estudos sugerem que esses indivíduos, ao serem expostos a situações aversivas, apresentariam dificuldades no manejo da doença comprometendo a adesão ao tratamento e consequentemente à sua qualidade de vida.

No caso específico do diabetes, estudos sugerem haver correlação positiva entre esses fatores emocionais e o curso da doença.

Cuidados com a automonitoração da glicemia, a prática regular de atividade física, a administração de medicamentos (antidiabéticos orais e/ou insulina) e a adoção de uma alimentação saudável são importantes para manter os níveis glicêmicos estabilizados e, consequentemente, prevenir as complicações crônicas.

Mas estas atitudes ocorrem apenas quando o indivíduo aceitou sua condição atual e está ajustado psicológico e socialmente.

Atualmente, esta doença crônica tem sido responsável por altos índices de mortalidade e morbidade.

Por esse motivo, é de grande importância o atendimento interdisciplinar ao diabético, possibilitando-lhe o conhecimento de sua doença, suas consequências, cuidados a serem tomados, conscientização, etc.

É necessário considerar a importância dos fatores emocionais em indivíduos que convivem com doenças crônicas como o diabetes, sendo o psicólogo responsável por oferecer suporte emocional e treino em estratégias de enfrentamento da doença.

Abaixo temos algumas atitudes que devem ser tomadas pelo paciente diabético para um tratamento eficaz:

  • Informar-se sobre o diabetes e conversar com a equipe interdisciplinar para esclarecer dúvidas sobre a doença;
  • Participar de grupos de diabéticos para a troca de experiências e percepção de que não é único nesta situação;
  • Iniciar uma atividade de lazer e praticar um esporte prazeroso;
  • Não mudar radicalmente, mas obedecer ao seu ritmo sem esquecer-se da saúde;
  • Participar de Associação de Diabéticos;  

ABAD-ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO
Rua General Telles, 171-Centro-Telefone 3815-3244.

Nenhum comentário: