quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Baixos níveis de vitamina D estão relacionados com diabetes tipo 1-

Baixos níveis de vitamina D estão relacionados com diabetes tipo 1-

Estudo diz que absorção adequada do nutriente diminui risco da doença em 50%

Pesquisadores da Harvard School of Public Health (EUA) descobriram que pessoas com níveis adequados de vitamina D podem ter um risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 1 na fase adulta. O estudo foi publicado dia 01 de março no American Journal of Epidemiology e financiado pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 6% da população sofre com o diabetes. Embora o diabetes tipo 1 muitas vezes comece na infância, aproximadamente 60% dos casos ocorre após os 20 anos, afirma o órgão.

Os pesquisadores realizaram o estudo usando amostras de sangue de 310 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 e compararam com amostras de outras 613 pessoas em um grupo de controle. Os dados coletados eram de militares e foram retirados do Repositório de Sangue do Departamento de Defesa do exército norte-americano.

Os resultados mostraram que homens saudáveis com níveis mais altos de vitamina D no sangue tinham cerca de metade do risco de desenvolver diabetes tipo 1 do que aqueles com níveis mais baixos de vitamina D. Segundo os autores, o estudo sugere que a população poderia se beneficiar do aumento da ingestão de vitamina D por meio de suplementação, principalmente pessoas em grupo de risco para diabetes tipo 1, como histórico familiar da doença. No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para definir a necessidade ou não de suplementação de vitamina D.

Aprimore o consumo de vitamina D com sete alimentos
A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção da vitamina por nossa pele. A nutricionista Priscilla Baracat ensina que 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. A obtenção pela luz do sol é preferível porque os alimentos que contêm quantidades consideráveis de vitamina D também são ricos em gorduras e, por isso, deve-se tomar cuidado com o consumo. A recomendação diária - fornecida pelo U.S. Dietary Reference Intake (DRI) - varia de acordo com a idade e o sexo:

Homens de 13 a 50 anos: 5 a 10 mcg/dia
Homens de 51 aos 70: 15 mcg/dia
Mulheres de 13 a 50 anos: 5 mcg/dia
Mulheres de 51 a 70 anos: 10 mcg/dia.

Confira abaixo alguns alimentos que possuem vitamina D, de acordo com a USDA National Nutrient Database for Standard Reference, e alguns conselhos de consumo: 
  • Sardinha e atum em lata - Getty Images
  • Fígado de boi - Getty Images
  • Ovos - Getty Images
  • Queijo cheddar - Getty Images
  • Manteiga - Getty Images
  • Iogurte - Getty Images
  • Óleo de fígado de bacalhau  - Getty Images
 
 
DE 7
Sardinha e atum em lata - Getty Images

Sardinha e atum em lata

Prática, a sardinha e o atum enlatado são uma das principais fontes de vitamina D vindas da alimentação, contando com, 4,8 mcg e 6,7 mcg a cada 100g, respectivamente. Para aproveitar esses benefícios de forma saborosa, a nutricionista Ana Flor Picolo sugere usá-los no preparo de tortas, saladas, farofas e sanduíches.
Fígado de boi - Getty Images

Fígado de boi

Embora essa parte do boi não seja apreciada por alguns, é fonte de vitamina D, apresentando 0,8 mcg a cada bife de, aproximadamente, 68g. A nutricionista Ana Flor Picolo aconselha que o bife seja consumido grelhado ou cozido, já que frito agregará mais gorduras.  
Ovos - Getty Images

Ovos

Esse alimento é rico em vitamina D, contando com 1,1 mcg a cada unidade grande. Para aproveitar ao máximo os nutrientes, a nutricionista Ana Flor Picolo recomenda o consumo do ovo fresco - o famoso ovo caipira -, porque a galinha produtora deste ovo não ingere hormônios, mantendo os nutrientes de seus ovos. Mas sem frituras: prefira ovos mexidos ou cozidos.  
Queijo cheddar - Getty Images

Queijo cheddar

Esse tipo de complementa a sua dieta quando o assunto é vitamina D. Cada 100g tem 0,6 mcg do nutriente. No entanto, com o processo industrial, é inevitável que ele perca parte de suas propriedades, como acontece com aquelas bisnagas prontas para o uso em lanches. Por isso, prefira os que passaram pelo menor processo de industrialização, como queijos cheddar artesanais, vendidos em rotisserias.

Juntando com o atum, que também é fonte da vitamina, em um pão com gergelim rende um delicioso sanduíche natural. A nutricionista Ana Flor Picolo aconselha que não se use produtos industrializados em seu preparo.
Manteiga - Getty Images

Manteiga

Melhor amiga do pãozinho, a manteiga é uma das opções para aprimorar seu consumo de vitamina D diária. 100g de manteiga tem 1,5 mcg. Mas, atenção: o tão querido pão na chapa não é o modo de preparo mais saudável, já que, quando aquecidas, as gorduras ficam saturadas. O processo de aquecimento também compromete as vitaminas. Por isso, prefira consumi-lo fresco, junto a um pão integral, já que as fibras melhoram a absorção de nutrientes.  
Iogurte - Getty Images

Iogurte

Além de ser uma delícia, o iogurte dá aquela forcinha na ingestão de vitamina D diária - a versão desnatada conta com 0,1 mcg a cada 100g. A nutricionista Ana Flor Picolo lembra que ele vai muito bem com frutas, em molhos de salada ou em vitaminas com grãos integrais (como gergelim e aveia). O preparo de bolos e tortas com iogurte, alerta ela, deve ser evitado, já que o valor calórico do bolo é maior do que de outros preparos, como os já citados.  
Óleo de fígado de bacalhau  - Getty Images

Óleo de fígado de bacalhau

Para turbinar o consumo de vitamina D, cápsulas de oléo de fígado de bacalhau são ótima opção, já que concentram grandes quantidades da vitamina. Para que se tenha noção, 100g de óleo de fígado de bacalhau tem 250 mcg de vitamina D. É de costume ingeri-la com água durante as refeições.  

Nenhum comentário: