segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

criança também deve reduzir o sal



Criança também deve reduzir o sal

Criança também deve reduzir o sal
O sódio, quando consumido em excesso, pode provocar doenças cardiovasculares, entre as quais a hipertensão. Acontece que sempre associamos a hipertensão à idade adulta e muitas vezes esquecemos que crianças também podem ter pressão alta como resultado da ingestão exagerada de sódio.
Estudo recentemente publicado no jornal norte-americano Pediatrics comprovou que, na infância, excesso de sal, que é a principal fonte de sódio nos alimentos, pode aumentar o risco de hipertensão.
As quantidades de sal permitidas para o adulto não são as mesmas que a criança pode consumir. A nutricionista Dulcinea Carvalho, diretora da Associação Paulista de Nutrição (Apan), explica que adultos podem ingerir no máximo 5 g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá, o que fornece 2 mg de sódio.
“Para as crianças essa quantidade muda, começando pelo bebê, que só deve consumir sal a partir dos seis meses de vida”, ensina a nutricionista.
Crianças com até dois anos de idade podem ter suas refeições acrescidas de sal, mas apenas uma pequena pitada. Até os 12 meses, a quantidade permitida é menor do que um quinto do que um adulto consome, ou seja, cerca de 0,8 g de sal/dia. A partir dos três anos, a quantidade de sal pode chegar a 1,3 grama e a 3 gramas aos sete anos. Até os 14 anos, a criança não deve ultrapassar os 4 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Também em relação ao uso do açúcar as porções oferecidas à criança precisam ser diferentes. É possível, para crianças e adultos, consumir até 70 gramas de açúcar por dia, o que equivale a quatro colheres de chá. Entretanto, oferecer alimentos acrescidos de açúcar para crianças menores de dois anos torna mais difícil o desenvolvimento de seu interesse por alimentos que ela está começando a conhecer, como legumes, verduras, frutas e cereais, afirma a nutricionista.
Além disso, até um ano de idade a criança tem sua mucosa gástrica bastante sensível e pode se irritar com doces e refrigerantes. Por isso, o sabor adocicado oferecido à criança deve preferencialmente vir de frutas como o mamão, a banana, a maçã ou a melancia.

Nenhum comentário: