terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Volta às aulas! Plano de emergência para HIPO e HIPER

Volta às aulas! Plano de emergência para HIPO e HIPER

Além de material e uniforme, tem reunião, relatório, manual, etc, etc, etc.
Todo ano é a mesma coisa, não é? Mudam-se professores, colegas, salas de aula, lista de livros e materiais e nós estamos lá, com nosso assunto na ponta da língua pra conversar com todo mundo.
Confesso que comigo isso está um pouco diferente. Na escola da Vivi os professores do ano  seguinte já se organizam e passam a acompanhá-la sempre que possível pra já entenderem como as coisas funcionam. É uma escola pequena então isso acontece meio que naturalmente.  Cada vez menos preciso ir à escola conversar sobre diabetes. Talvez por cada vez mais a Vivi dar conta do recado sozinha. E eu gosto que ela explique pras pessoas o que é, como ela faz, como as coisas acontecem com ela. É um jeito dela sempre ter o assunto em dia também.
Ainda assim, existem coisas que todos os funcionários da escola precisam saber e a mais importante é o que fazer em caso de hipoglicemia, certo? Porque a hiper, a gente corrige em casa depois e não teremos sérias consequências, já a dona hipo…..
E aí eu vejo na internet mamães preparando seus manuais, me pedindo ajuda, preparando um baita material bacana super explicativo. Vão até a escola, conversam, explicam tudo e o ano começa. E eu penso… quantas vezes os funcionários da escola abrem esse manual? Quem será que lê absolutamente tudo que tem lá? Quantas vezes, numa emergência, eles não acharam nesse bando de papel, a informação que eles precisam? Quantas são as crianças que possuem consigo mesmas, ou no kit, ou na gaveta da professora da escola, uma coisa bem simples e objetiva pra se fazer rapidamente em caso de hipo?
Pensando nisso e depois de ter recebido da Sarah (Eu, meu filho e o Diabetesesse material, achei legal traduzir pra vocês e disponibilizar aqui no blog. É um plano de emergência bem simples e objetivo, onde a pessoa bate o olho e já sabe o que fazer. Não tem explicações nem nada que desvie  a atenção. Esse plano não substitui todo o material que vocês costumam entregar na escola. São apenas duas folhas que todos os professores de seus filhos podem ter na pasta, na chamada, na gaveta da sala de aula, preso num mural ou qualquer coisa do tipo.
É fácil de entender e a ideia é que vocês marquem, com uma caneta colorida, os sintomas que mais acontecem com seus filhos e a forma mais comum que lidam com eles. Circule, pinte, o que achar melhor. E também há um espaço onde vocês podem acrescentar algum sintoma específico do seu filho e que não está na lista!
Espero que vocês gostem e aceito sugestões pra deixá-lo melhor. Lembrando que o documento é algo bastante simples e deve atender a maioria das crianças de maneira geral.
Clique e faça o download!
Até mais,
Qualquer dúvida, me escrevam: minhafilhadiabetica@gmail.com

Nenhum comentário: