quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fevereiro marca Dia Mundial do Câncer e Dia Nacional da Mamografia

Mais de meio milhão de casos devem surgir no país em 2014
Mamografia detecta lesões e deve fazer parte da rotina femininaFoto: Nobilior / Deposit Photos



Duas datas importantes no calendário de saúde brasileiro são lembradas neste mês: 4 de fevereiro é o Dia
Mundial do Câncer e, em seguida no dia 5, o Dia Nacional da Mamografia. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas que podem prevenir a doença, como seguir hábitos saudáveis, além de alertar para o fato de que a realização periódica de exames permite o diagnóstico e tratamento precoces.

O câncer, também chamado de neoplasia maligna, é o nome de um grupo de mais de 100 diferentes patologias. Elas são caracterizadas por células anormais que se dividem e proliferam de maneira descontrolada, adquirindo a capacidade de invadir outras células, tecidos e órgãos. A anomalia hoje é considerada uma epidemia global, que afeta todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos, e cuja estatística acentua à medida que a população vive mais tempo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 576.580 novos casos em 2014.

Depois do câncer de pele, que mais acomete a população brasileira, o de mama é o segundo tipo que registra maior incidência em mulheres, correspondendo a 30% das ocorrências. Por provocar muitas mortes, o diagnóstico precoce é fundamental. Passados cinco anos da constatação da doença, a sobrevida média é de 61% na população mundial.

— A mamografia é um exame de rastreamento que detecta lesões e deve fazer parte da rotina feminina. Quanto antes a lesão for encontrada, maior a chance de sucesso no tratamento para recuperação— afirma a oncologista Mariana Laloni. Passados cinco anos da constatação da doença, a sobrevida média é de 61% na população mundial.

Pacientes de alto risco, que possuem histórico familiar, devem começar a fazer a mamografia entre 30 e 35 anos, as demais podem começar a monitorar a partir dos 40. Em ambas as situações, o exame deve ser realizado anualmente.

Veja dicas para se proteger:

- Alimentação saudável protege contra o câncer.

Deve ser variada e equilibrada. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.

- Pratique atividades físicas como parte da rotina diária.

Algumas alternativas são caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim no dia-a-dia.

- Evite exposição prolongada ao sol das 10h às 16h.

Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Nenhum comentário: