domingo, 27 de abril de 2014

Rúcula, alface-americana e agrião: qual desses vegetais traz mais benefícios para a saúde?

Rúcula, alface-americana e agrião: qual desses vegetais traz mais benefícios para a saúde?

Os três são boas fontes de potássio, fibras e minerais - mas um deles é mais vantajoso do que os outros. Descubra quem ganha essa batalha.

Apesar de o agrião sair na frente, a alface e a rúcula também devem estar no cardápio.
Foto: Deborah Maxx
Apesar de ter um vencedor, este é um daqueles embates em que todos os competidores mereciam levar o troféu. "Os três vegetais devem aparecer no cardápio", confirma a nutricionista Lucy Aintablian Tchakmakian, do Centro Universitário São Camilo, na capital paulista. Isso porque são levinhos, levinhos e concentram substâncias importantes para o corpo. Por exemplo, o trio - com destaque para a rúcula - esbanja potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração. O fósforo, detectado em doses mais elevadas no agrião, trabalha lado a lado com o cálcio para manter a integridade óssea. A alface, apesar de só ganhar no quesito calorias, parece ser a parceira ideal de quem sofre com insônia, já que a lactupirina e a lactucina, moléculas presentes no caule e nas folhas, são consideradas calmantes naturais. Por essas e outras, o ideal é revezar essas verduras no prato todos os dias, no almoço e no jantar. Só evite refogá-las. "Assim não há risco de perder nutrientes", avisa Lucy.
Veja a comparação de 100 gramas de cada vegetal de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp).

 

Energia

Alface - 9 cal
Rúcula - 13 cal
Agrião - 17 cal

Proteínas

Agrião - 2,7 g
Rúcula - 1,8 g
Alface - 0,6 g

Fibras

Agrião - 2,1 g
Rúcula - 1,7 g
Alface - 1 mg

Fósforo

Agrião - 51 mg
Rúcula - 25 mg
Alface - 19 mg

Potássio

Rúcula - 233 mg
Agrião - 218 mg
Alface - 136 mg

Magnésio

Agrião - 18 mg
Rúcula - 18 mg
Alface - 6 mg

Placar SAÚDE

Agrião 4 x Rúcula 2 x Alface 1

Nenhum comentário: