segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dicas para evitar neuropatia diabética

Se você tem diabetes, saiba como se cuidar melhor!


Se você tem diabetes, provavelmente já sabe que quando, quanto e o que você come pode rapidamente elevar ou abaixar o seu nível de açúcar no sangue. Por isso, o ideal é sempre seguir as orientações passadas pelo seu médico, para evitar complicações.
Mas, caso você ainda precise de uma pequena motivação para começar a comer melhor, lembre-se que pessoas com diabetes possuem mais chances de desenvolverem uma lesão nos nervos chamada neuropatia diabética, que pode causar desde pequenos problemas, como dormência ou formigamento nos pés, até grandes complicações, que vão desde dificuldades para caminhar ou trabalhar até problemas digestivos ou na vida sexual.
O sistema nervoso controla praticamente todas as suas ações. Quando você respira, pensa ou digere um alimento, por exemplo, os nervos são utilizados como circuitos elétricos que comunicam às outras células as tarefas que devem ser realizadas. A neuropatia pode interromper essa comunicação.
Felizmente, uma dieta equilibrada, que ajuda a tratar a lesão, não é muito diferente da dieta padrão aconselhada pela American Diabetes Association (ADA), segundo Dace L. Trence, endocrinologista e diretora do Diabetes Care Center da University of Washington Medical Center, em Seattle. "A ênfase está realmente no controle de açúcar no sangue", diz ela.
De acordo com o National Diabetes Information Clearinghouse (NDIC), controlar a glicose corretamente pode proteger a saúde dos seus nervos, além de ajudar a prevenir a neuropatia diabética. Você vê o seu médico só de vez em quando, porém, come várias vezes ao dia. Uma dieta saudável e adequada é constantemente necessária, não importa qual medicamento você esteja tomando. Confira as dicas a seguir e descubra como melhorar seus hábitos alimentares!

1. Tenha uma dieta balanceada

Neuropatia diabetica
Uma dieta equilibrada inclui uma variedade de alimentos: carboidratos, frutas, legumes, leite e derivados, carne, aves, peixe e gorduras saudáveis. Comer uma dieta equilibrada ajuda você a manter sua glicose dentro dos níveis ideais, controlar o seu peso, e reduzir o risco de complicações como neuropatias, cardiopatias e derrame cerebral. Por isso, inclua todos os principais grupos alimentares na sua dieta.

A ADA oferece essas orientações gerais, mas consulte o seu médico para obter informações mais específicas:
  • Equilibre as calorias dos alimentos e bebidas com atividades físicas para controlar o peso corporal.
  • Consuma, com freqüência, alimentos ricos em fibras e grãos inteiros.
  • Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans, escolhendo carnes magras e aves, e de produtos lácteos que com baixo ou nenhum teor de gordura.
  •  Prepare alimentos e bebidas com pouca adição de açúcares ou edulcorantes calóricos.
  • Ingira menos de 2.300 mg de sódio por dia.

2. Faça várias refeições por dia

Neuropatia diabetica
Saltar refeições e depois comer em excesso pode diminuir drasticamente o seu nível de açúcar no sangue e, em seguida, aumentá-lo rapidamente. Além disso, alguns medicamentos para diabetes funcionam melhor se você se alimentar regularmente.

Por isso, realize 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 3 lanches saudáveis (entre os horários das refeições) por dia para equilibrar o seu nível de glicose.

3. Evite consumir álcool

Neuropatia diabetica
Segundo a ADA, o álcool é tóxico para os nervos. E, para seu corpo, o álcool é um veneno que precisa ser removido do seu sangue o mais rápido possível para evitar que ele acumule e destrua as células e os órgãos. Se você beber muito, seu fígado não trabalhará para aumentar o seu nível glicêmico enquanto o álcool não for “varrido” do seu sangue, o que pode causar oscilações. E, se você tiver neuropatia diabética, sintomas como dor e formigamento poderão surgir.

A ADA aconselha que as pessoas com neuropatia diabética não consumam nenhum tipo de bebida alcoólica.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até uma dose para mulheres e até duas doses para homens. Uma dose equivale a aproximadamente uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou 50ml de bebida destilada. Porém, quem tem diabetes deve evitar drinks que contenham ingredientes como leite condensado, por exemplo, além de medir a glicemia antes e depois do consumo de bebida alcoólica. E lembre-se: nunca beba de estômago vazio.

4. Coma menos gorduras

Neuropatia diabetica
De acordo com a ADA, grande parte dos adultos que possuem diabetes tipo 2 estão acima do peso. Se este for o seu caso, perder peso poderá te deixar com mais energia, aliviar a carga sobre os seus pés, além de diminuir seu risco de ter doenças cardíacas ou um acidente vascular cerebral.

Logo, tente comer apenas entre 3 e 5 porções de gordura por dia (ou a quantidade aconselhada pelo seu médico). Lembre-se que uma porção de gordura equivale a aproximadamente 1 colher de chá de azeite ou margarina. Além disso, leia rótulos de produtos atentamente, para se informar sobre a quantidade de gordura que será ingerida, e evite fazer refeições em restaurantes fast-food.
http://www.bancodesaude.com.br/guia-saude/4-dicas-evitar-neuropatia-diabetica

Nenhum comentário: