sexta-feira, 11 de julho de 2014

LIMÃO: REDESCOBRINDO SEUS BENEFÍCIOS

O limão está incluído em nossa história por milhares de anos. Muitos pesquisadores levantaram a hipótese de que o Limão tenha origem na Ásia, produto da polinização cruzada entre a lima e a cidra (uma espécie de limão gigante). Sua popularidade está associada aos excelentes benefícios à saúde e sabor único. Foi introduzido na Europa, através do comércio e eventualmente popularizou-se para o resto do mundo. Por volta do século 18 foi comprovada sua eficácia para prevenir o escorbuto, sendo então muito utilizado por marinheiros e mineiros.
Na antiguidade, muitos consumiam a fruta inteira para obter todos seus nutrientes. Mas, hoje em dia, o limão é consumido fundamentalmente como suco, em receitas, sobremesas, saladas ou como um substituto do vinagre e outras preparações. 100g de limão inteiro contém: 29 calorias, 0,3 g de gordura, 3 g de fibras (mais que 10% do recomendado diariamente), 3 g de açúcares, 1 g de proteínas e é uma excelente fonte de vitamina C (mais que 80% do recomendado diariamente).
  • O alto índice de vitamina C do limão previne contra o escorbuto (causado pela deficiência dessa vitamina) e os benefícios não param por aí. Esta vitamina dá ao fruto suas propriedades antioxidantes, prevenindo contra os radicais livre. Ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares (prevenindo a formação de placas nas artérias) e doenças degenerativas. Também estimula nosso sistema imunológico (ajudando a defender e lutar contra bactérias e infecções virais, tais como resfriados comuns ou gripe).  E, recentemente na África Ocidental, o limão tem sido adicionado na alimentação para combater a Cólera.
  • Junto às fibras, os flavonóides do limão ajudam o nosso sistema digestivo e garantem propriedades antiinflamatórias (previnem contra a artrite). Ajudam a regular o intestino, evitando diarreia e constipação; regulam os níveis de açúcar no sangue e por isso recomenda-se para o cuidado de diabéticos.
O limão provou ser excelente para quem tem diabetes ou para pessoas que procuram uma vida mais saudável. Contém vários nutrientes, e seu consumo pode contribuir para aliviar outros problemas comuns de saúde, por isso recomendamos acrescentar esta fruta à sua dieta alimentar. Se você não é muito fã de limonada, uma boa dica, é usá-lo para temperar saladas ou adicioná-lo em seus sucos verdes, nos quais costuma-se bater uma porção de fruta (como a maçã) com vegetais de folhas verdes (como a couve) e algumas sementes (como a linhaça). Como sempre, consuma com moderação e procure um nutricionista para maiores informações.
http://blogbr.diabetv.com/limao-redescobrindo-seus-beneficios/

Nenhum comentário: