Quando se trata do diabetes, o medo das restrições alimentares e as dúvidas sobre o que pode e o que não pode comer são sensações desconfortáveis que grande parte destas pessoas experimenta.
De acordo com vários consensos nacionais e internacionais sobre alimentação e diabetes, estas pessoas devem seguir um programa de alimentação saudável como a população em geral. O problema é que o conceito de alimentação saudável infelizmente ainda é pouco conhecido pela população em geral e até mesmo entre os profissionais de saúde. Estes conceitos são relativamente novos e vem ocupando espaço importante dentro das diretrizes internacionais relacionadas à prevenção e controle das doenças crônicas.
Dessa forma, no quadro abaixo, se resumem as orientações básicas sobre alimentação saudável, que atendem também as necessidades das pessoas com diabetes:
RESUMINDO:
A alimentação saudável consiste no consumo de grande variedade de alimentos de origem vegetal como os grãos, verduras, legumes, tubérculos, frutas, castanhas, cogumelos, ovos, carnes, peixes, laticínios e água!
Fontes:
1 - MINISTERIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para a População Brasileira, 2005.
2 - AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, Nutrition Therapy for Diabetes.2nd ed. 2012.
3 - DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2013-2014.
http://www.diabetes.org.br/colunistas/dra-maria-aparecida-b-do-nascimento/tudo-que-os-profissionais-da-saude-deveriam-reforcar-sobre-alimentacao-saudavel