quarta-feira, 9 de março de 2016

Aprenda dicas de como aplicar insulina em público

Aplicar insulina em público, principalmente para pessoas que têm recém-diagnóstico em diabetes provoca desconforto, muitas vezes provoca sentimentos como vergonha, medo, insegurança, as pernas tremem, o coração bate mais rápido e parece que tudo pode dar errado. Para falar sobre esse tema, o Portal de Bem com a Vida entrevistou Guacyra Guaranha, psicóloga da ADJ Diabetes Brasil.
De Bem com a Vida: Por que as pessoas com diabetes no primeiro momento não gostam de mostrar à sociedade que têm a condição?
As pessoas nem sempre gostam de dizer que têm diabetes porque não sabem se a pessoa que não tem a condição consegue entender o que é conviver com isso. Para viver bem é necessário hábitos saudáveis, boa alimentação, atividade física, uso de medicação, monitorização de glicemia e estabilidade emocional. Algumas pessoas apresentam o medo de que outros indivíduos se afastem delas por causa da descoberta de uma doença. Ninguém gosta de escutar comentários desagradáveis de amigos e parentes e para evitar um descontentamento, preferem não falar sobre este assunto.
De Bem com a Vida: Como proceder em público?
As pessoas devem agir naturalmente, realizando os cuidados necessários para um bom tratamento. É preciso respeitar horário da medicação e alimentação, realizar testes de glicemia e exercícios físicos e manter a calma. É preciso encontrar um espaço adequado para realizar estas tarefas. O canto de uma sala, local limpo e bem arejado com pouca circulação de pessoas parece ser um bom lugar para a aplicação de insulina e monitorização de glicemia. Utilizar técnicas aprendidas, rodízio no local de aplicação e boa higiene facilitam a realização da aplicação da insulina. É importante ter atenção e concentração nesta tarefa para que a observação de outras pessoas não interfira no resultado desta ação.
De Bem com a Vida: Como as pessoas podem perder o receio de aplicar em público?
Respire fundo e tenha certeza de que a aplicação da insulina tem de ser realizada. Evite olhar para as pessoas que estão ao seu redor. Pense no passo a passo de uma boa aplicação e realize um bom trabalho. A sensação de estranheza é diminuída a cada nova aplicação.
De Bem com a Vida: Se sofrer algum preconceito, o que deve fazer?
O preconceito pode acontecer em qualquer momento. As pessoas mal informadas têm o péssimo hábito de falar de coisas que não conhecem e por isso podem magoar os indivíduos que têm a condição. Um julgamento feito de forma inadequada deve ser corrigido pelas pessoas que conhecem e vivem o diabetes. Materiais didáticos como cartilhas, livros e folhetos educativos podem ser entregues para conhecimento.
De Bem com a Vida: Se o amigo ou conhecido achar que é drogas, como a pessoa com diabetes deve se posicionar?
O amigo deve esclarecer o mal entendido, explicando que tem diabetes e que por isso faz uso diário de aplicação de insulina.

Nenhum comentário: