terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Contagem de Carboidratos


A alimentação do diabético é um dos fatores fundamentais para manter os níveis glicêmicos dentro dos limites favoráveis, por isso a dieta e o planejamento alimentar deve ser cuidadosamente elaborado para cada pessoa. Mas não é fácil manter este equilíbrio, pois nem sempre o diabético consegue conciliar a alimentação com a medicação, podendo levar a um descontrole glicêmico, gerando hipo ou hiperglicemia.
Uma maneira que a Diabetes Control and Complications Trial (DCCT), fez para que o controle da glicemia se tornasse mais fácil e de conhecimento do diabético, foi a técnica de Contagem de Carboidratos, que contabiliza os gramas de carboidratos consumidos nas refeições.
Os três principais objetivos da Contagem de Carboidratos são:
1- Atingir o melhor controle de glicemia possível. Com a glicemia normal, você se sentirá melhor, além de ter menores chances de desenvolver complicações.
2- Manter níveis adequados de colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças do coração.
3- Fornecer quantidades adequadas de calorias, com base na sua idade, sexo, peso, altura, nível de atividade física e hábitos alimentares. Isto irá ajudar você a manter, ganhar ou perder peso
Esta técnica, para os diabéticos em uso de insulina, permite ainda estimar a quantidade de insulina necessária para aquela refeição baseada na relação insulina/carboidrato de cada indivíduo. Esta relação varia de pessoa para pessoa. Geralmente é definida pelo médico e ajustada de acordo com a monitorização glicêmica. Como regra geral, a relação insulina/carboidrato de adultos é de 1 unidade de insulina para cada 15g de carboidratos, portanto 1UI / 15g. Todavia estes resultados podem variar dependendo do peso corporal, resistência à insulina, atividade física, uso de medicamentos e até mesmo o horário do dia.
O método Contagem de Carboidratos, recomendado pela American Diabetes Association e pela Sociedade Brasileira de Diabetes, pode ser utilizado em todos os tipos de diabetes, ou seja, tanto nos que fazem controle apenas com alimentação ou medicamentos orais, como naqueles que usam insulina e bomba de infusão.
Como o carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia, sua ingestão deve ser muito bem controlada. No diabético, o nível de glicose sangüínea é afetado pela quantidade de carboidrato ingerido, e não pela origem deste nutriente, que pode ser : amido (pães, massas, arroz), frutose (frutas e sucos naturais), lactose (leite, iogurte, coalhada) ou sacarose (doces em geral e açúcar).
Para saber a quantidade de carboidrato de um alimento é necessário fazer uso de tabelas fornecidas na consulta com o nutricionista ou pela leitura dos rótulos dos alimentos.

Eis aqui os oito passos para a técnica de contagem de carboidratos:

1- Identificar quanto normalmente você consome de carboidratos por dia e por refeição;
2- Adequar as porções de carboidratos por refeição. É mais importante saber quanto você deve ingerir de carboidrato por refeição do que saber qual a sua necessidade diária;
3- Seguir a porção indicada, pesando e medindo cada alimento;
4- Ter sempre em mãos o manual de contagem de carboidratos;
5- Ingerir sempre as mesmas quantidades de carboidrato por refeição, pelo menos, no início da terapia;
6- Determinar metas de glicemia para antes e depois das refeições;
7- Monitorar a glicose antes e uma hora e meia após a refeição. Quanto mais medidas tiver, mais fácil para manter os níveis de glicemia normais;
8- Registrar diariamente o que você come: quantidade, glicemia, insulina, medicação e atividade física. Estas informações ensinarão como o seu corpo funciona.
O segredo para tratar e conviver com a Diabetes é ter equilíbrio, controlar a alimentação, realizar exercícios físicos com regularidade e se necessário, utilizar medicamentos e/ou insulina conforme critério médico.
O segredo para tratar e conviver com a Diabetes é ter equilíbrio, mudar o estilo de vida, controlar a alimentação, realizar exercícios físicos com regularidade e se necessário, utilizar medicamentos e/ou insulina conforme critério médico.

Nenhum comentário: