terça-feira, 29 de junho de 2010

A Saúde do Portador de Diabetes

O Diabetes é antes de tudo um problema social. A doença vem crescendo assustadoramente em todo mundo, como resultado de hábitos alimentares cada vez piores e estilos de vida pouco voltados para uma vida saudável. Prova disso é que segundo estimativas do Ministério da Saúde, em 2010 o Brasil deverá alcançar a assustadora marca de 10 milhões de diabéticos.
Os principais sintomas são: sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite, visão borrada, fraquezas, tonturas, aumento no volume da urina e aumento na freqüência do ato de urinar.
Os sintomas inicias podem se agravar com a falta ou a indisciplina no tratamento, levando à problemas cardíacos, dermatológicos, circulatórios, ortopédicos, neurológicos, etc.

Existem duas formas da doença se apresentar: o Diabetes tipo I – que é aquele em que as células beta são destruídas e leva há uma deficiência absoluta nos níveis de insulina, desenvolve-se principalmente em crianças e adolescentes.
O Diabetes tipo II – que é aquele em que ocorre um certo grau de deficiência de insulina, geralmente ocorre em adultos, como resultado de maus hábitos alimentares e péssimo estilo de vida.

Porém, é possível que o Portador de Diabetes viva bem e com a doença controlada, desde que siga o tratamento com disciplina e que altere seu estilo de vida e seus hábitos alimentares. Um plano alimentar balanceado feito por um nutricionista é fundamental para o controle da doença, é através da alimentação que o diabético deverá manter seus níveis de glicose e insulina controlados. Associa-se ainda à dieta, a prática regular de exercícios físicos, medicamentos e o constante monitoramento dos níveis de glicose.
Conforme a doença vem se mostrando epidemiológica no Brasil, além do tratamento dos casos diagnosticados, é importante ressaltar que o fator prevenção é o único capaz de interromper o número crescente de casos. A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é a saída para a prevenção do diabetes que ainda é uma doença sem cura, mas possível de tratamento e controle. Porém, a prevenção deve começar cedo, como a única forma de vencer a doença.
Fonte:
- www.unimeds.com.br
- www.abcdasaude.com.br
- http://saudediabetico.blogspot.com

A ABAD ATENDE A TODOS OS PORTADORES DE DIABETES OFERECENDO :
• Consultas e palestras com Nutricionistas
• Consultas com Psicólogas e grupos de apoio
• Atendimento com Fisioterapeuta
• Grupos de Atividades Físicas
• Descontos para exames em laboratórios
• Descontos especiais com médicos especialistas
Mais informações e agendamento pelo telefone: 3815 3244
É A ABAD CUIDANDO DE SUA SAÚDE E CUMPRINDO SEU PAPEL.

Nenhum comentário: