domingo, 11 de julho de 2010

Obesidade e Diabetes

A diabetes é a segunda doença crônica degenerativa do mundo e a obesidade é a primeira doença no Ocidente. Esta associação é muito prevalente e de enorme valor do ponto de vista profilático. 90% dos diabéticos são classificados como tipo 2, e 80% deles tem como fator desencadeante do diabetes a obesidade.

Riscos e doenças provocadas pela diabetes

A diabetes é a principal causa no mundo de cegueira, amputações não traumáticas, insuficiência renal (causa importante de neuropatia), doenças cardiovasculares (como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, etc.). É a terceira doença que mais interna em um hospital geral e o leito dia mais caro.
Como evitar a diabetes

Hoje a medicina visa a saúde, evitar esta doença é de extrema importância.
A profilaxia do diabetes tipo 2 pode ser feita de diversas formas:

•Evitando e tratando a obesidade
•Com exercícios físicos; sobre qualquer chance de desenvolver diabetes o exercício diminui esta chance em 56%.
•Dieta pobre em gorduras saturadas (gordura animal)
No caso de glicemias maior ou igual a 100mg, se este número não diminuir com as medidas acima, deve-se usar drogas sensibilizadoras da ação insulina-metformina, glitazonas.
Se em uma família houver casos de diabetes, seguindo as medidas acima podemos evitar a doença.
A relação entre a obesidade e a diabetes
A relação entre a diabetes e obesidade é muito forte, principalmente no caso da obesidade centrípeta (localizada na região abdominal), a qual vem associada com gordura visceral.

A gordura visceral produz uma grande quantidade de hormônios e substancias chamadas de adipocinas. Algumas delas são a TNF alfa, interleucina 6 e leptina, além de grande quantidade de ácidos graxos livres, que causam diminuição da produção e aumento da resistência à ação da insulina, ocasionando diabetes tipo 2.

A resistência à ação da insulina está associada a uma doença chamada de Sindrome Plurimetabólica, cujo principal fator é a obesidade centrípeta. Esta doença, da qual 30% dos americanos são portadores, esta associada a grande risco de doenças cardiovascularres, diabetes e hipertensão arterial.

Cuidados necessários
Como mostrado, existem formas de evitar o diabetes. Nos casos em que o êxito não seja alcançado, temos hoje como tratar esta doença, dando uma vida normal ao paciente.

A maneira mais importante de evitar o diabetes, em uma família com tendência ao mesmo, é evitar e tratar rigorosamente a obesidade. A alimentação sadia, pobre em gorduras, em açúcar e com pouco sal e a prática de exercícios fisicos são a base do tratamento e da profilaxia da obesidade e do diabetes.

Sugestão
Antonia Alzira Seraphin
(Presidente da ABAD)

Fonte: Texto escrito pelo endocrinologista Osmário Sales, extraído da Vida Bo

Nenhum comentário: