sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dieta gordurosa dos pais pode provocar diabetes nas filhas

DA REUTERS
Pais que fazem uma dieta rica em gordura podem provocar diabetes em suas filhas, sugere um estudo com ratos publicado na revista "Nature" nesta quinta-feira.
Tais estudos são difíceis de realizar em seres humanos, porque é difícil controlar outros fatores ambientais."Se é verdade, então ele pode contribuir para o que parece ser a ampliação da epidemia de obesidade e diabetes", disse Margaret Morris, do departamento de farmacologia na da Universidade de New South Wales, em Sydney, e autora da pesquisa. Estudos já constataram que o peso de uma mulher grávida e o estado de saúde afetam seu feto, mas esta pesquisa sugere que a saúde e o estilo de vida do pai também podem ser determinantes. "A mensagem principal é que a saúde metabólica, a boa forma, a glicemia e o peso da mãe e do pai no momento da concepção têm o potencial de afetar na saúde do bebê", disse Morris . "Os pais foram aconselhados a parar de fumar e consumir menos álcool com a proximidade da concepção. Mas talvez o conselho mais importante deveria ser relacionado à manutenção de um peso corporal saudável e dieta", disse ela. Liderado por Ng Sheau Fang, da Universidade de New South Wales, o estudo utilizou ratos geneticamente semelhantes. Metade foi alimentada com uma dieta rica em gordura, enquanto a outra, com uma dieta normal.

Os ratos do primeiro grupo acabaram obesos e diabéticos.
Eles cruzaram com ratas que tinham uma alimentação saudável, peso normal e não eram diabéticas. As filhas dos ratos obesos e diabéticos começaram a mostrar sinais de diabetes em 13 semanas. Morris disse que o resultado pode ser atribuído a fatores ambientais não genéticos. "A única diferença aqui é que o esperma foi influenciado pelo ambiente e por alterações hormonais e metabólicas no pai [obeso e diabético]. De alguma forma isso é transmitido para as filhas", disse Morris.


Nenhum comentário: