quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Demência é relacionada a hipoglicemia em idosos

Demência é relacionada a hipoglicemia em idosos


Demência é relacionada a hipoglicemia em idosos

A hipoglicemia em idosos que têm diabetes pode estar relacionada à maior ocorrência de casos de demência, segundo estudo divulgado pela Harvard Medical School. O estudo, publicado no site da instituição, envolveu 783 pessoas com diabetes, com idade em volta dos 70 anos e que não apresentavam quadro de demência. Eles foram acompanhados durante 12 anos e, nesse período, cerca de 8% tiveram hipoglicemia pelo menos uma vez. Cerca de 20% desenvolveram demência e o risco de ter o problema foi duas vezes maior em pessoas que tiveram hipoglicemia.
Controlar a glicemia é o principal alvo a ser alcançado por quem tem diabetes e, para isso, é necessário manter alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e seguir as recomendações médicas. Podem ocorrer quedas pronunciadas das taxas de glicose no sangue, principalmente se a pessoa com diabetes não se alimentar corretamente.
Para os pesquisadores, a ocorrência de hipoglicemia em idosos acontece porque eles frequentemente pulam refeições e podem não estar realizando o tratamento de forma adequada. 

Nenhum comentário: