quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Hipoglicemia é fácil de controlar, mas exige atenção

Hipoglicemia é fácil de controlar, mas exige atenção

Hipoglicemia é fácil de controlar, mas exige atenção
A hipoglicemia – que consiste na queda repentina da taxa de açúcar no sangue – pode acontecer com pessoas que têm diabetes e que utilizam medicamentos para seu controle. Menos comum, esse fenômeno também pode atingir pessoas que usam apenas medicamentos orais para controlar sua glicose, isto é, pessoas com diabetes tipo 2.

Quando é um fato isolado, pode ter causas variadas e sua correção é simples e rápida. Ela pode ser consequência de falta de alimentação, como ocorre quando o intervalo entre duas refeições é muito grande, de mais de três ou quatro horas, ou quando se fez algum esforço extra. Nesse caso, basta repor carboidratos, ensina a nutricionista Daniéla Oliveira Magro, do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Se os sintomas, como tremor, sudorese e tontura, levam a pessoa a suspeitar que está com hipoglicemia, o primeiro passo é medir a glicemia para verificar se realmente é isso que está acontecendo”, aconselha Daniéla.
Quando a glicemia estiver abaixo de 70 mg/dL, o segundo passo é consumir algum carboidrato, como meio copo de suco de laranja, que atua rapidamente, ou um copo de leite desnatado, de ação mais lenta. Após 20 a 30 minutos, deve-se medir a glicemia novamente e o esperado é que ela tenha subido entre 40 e 50 pontos.

Se a hipoglicemia ocorrer frequentemente, o melhor é voltar ao médico. Observe em que momentos esse episódio acontece e o que você fez nessas ocasiões para relatar na consulta. Em geral, o médico poderá adequar a dosagem do medicamento ou modificar o horário de sua administração para corrigir o problema.


Nenhum comentário: