terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Diabetes torna pacientes sensíveis ao calor

Diabetes torna pacientes sensíveis ao calor

O verão pode ser desconfortável para qualquer um. Mas, para quem tem diabetes, o calor e a umidade podem ser especialmente prejudiciais.
Uma das complicações do diabetes, de Tipo 1 e 2, é a capacidade prejudicada de se adaptar a aumentos de temperatura, o que pode causar aumentos perigosos na temperatura corporal durante o verão.
O problema por trás disso são os danos aos nervos causados pela diabetes. Eles ocorrem em 60% a 70% dos americanos com a doença e podem afetar quase qualquer órgão do corpo, incluindo glândulas sudoríparas.
Quando o problema impede que as glândulas trabalhem adequadamente, o corpo não consegue se resfriar quando a temperatura aumenta.
Num pequeno estudo, cientistas demonstraram isso ao comparar pacientes diabéticos e um grupo de participantes saudáveis à medida que eles eram expostos a aumentos de temperatura. Os participantes foram ligados a dispositivos que mediam a temperatura da pele, temperatura corporal e índice de suor.
Quando as temperaturas subiram, o índice de transpiração dos participantes aumentou proporcionalmente; as temperaturas corporais continuaram constantes.
"Para os diabéticos, o suor pareceu se paralisar, independente de um aumento alarmante na temperatura corporal", escreveram os cientistas. "A incapacidade generalizada dos pacientes de diabetes de suar pelo corpo teve um efeito profundo sobre a temperatura corporal".
Uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, no Arizona, mostra que pacientes de diabetes apresentam índices mais altos de eventos adversos - como hospitalizações, desidratação e morte - no calor. Mesmo assim, uma pesquisa recente realizada pela clínica descobriu que muitos desconheciam o risco maior de hipertermia e a necessidade de tomar precauções especiais.
Conclusão: pessoas com diabetes são especialmente vulneráveis em tempo quente.

Nenhum comentário: