Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o número de pessoas com diabetes em todo o mundo ultrapassa 250 milhões. Se não houver medidas preventivas, a estimativa é de um total de 380 milhões em 2025.
- A cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes;
- A cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem diabetes;
- O diabetes é a maior causa de hemodiálise em países desenvolvidos;
- É possível que pelo menos metade das pessoas com diabetes não saiba que tenha. Em países em desenvolvimento, essa cifra chega a 80%;
- Exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2;
- Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco;
- Até 2025, o maior aumento na incidência do diabetes ocorrerá nos países em desenvolvimento;
- A cada ano, 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes;
- A cada ano, 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes;
- O diabetes é a quarta maior causa mundial de morte por doença.
Avanço do diabetes e da hipertensão
O número de pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade aumenta em todo o mundo e, juntamente com as demais doenças crônicas, são responsáveis por quase dois terços de todas as mortes. A Organização Mundial da Saúde informa que um em cada três adultos é impactado.
A obesidade, cuja incidência duplicou entre 1980 e 2008, totaliza meio bilhão de pessoas, ou seja, 12% da população do planeta. As mulheres têm maior predisposição à obesidade e, por isso, correm maior risco de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. No Brasil, estudo recente do Ministério da Saúde mostra que a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Já o diabetes atinge cerca de 10% da população mundial e, se não for tratado, pode ocasionar doenças cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal. O mesmo estudo apontado acima realizado pelo Ministério da Saúde mostra que cerca de 12,05 milhões de pessoas com diabetes no Brasil.
Fonte-starbem
Nenhum comentário:
Postar um comentário