segunda-feira, 7 de abril de 2014

O rotavírus pode acelerar o aparecimento de diabetes

O rotavírus é a principal causa de diarreia em crianças que, se não tratada, pode levar à desidratação, hospitalização ou mesmo morte.

Fonte: New in Children with Diabetes
Por: Anna SallehO rotavírus pode acelerar o aparecimento de diabetes
www.abc.net.au/
ABC
Sexta-feira, 28 março, 2014
A infecção por rotavírus é tão comum como o frio, dizem pesquisadores (Fonte: petersimoncik / iStockphoto)
O rotavírus pode acelerar o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças, obtendo células desonestas imunológicas para atacar o pâncreas, uma nova pesquisa em ratos sugere.
As descobertas podem ajudar a explicar a ligação entre a diabetes tipo 1 auto-imunidade em crianças geneticamente predispostas à condição, diz virologista Associate Professora Barbara Coulson, da Universidade de Mebourne.
Coulson e colegas descobriram anteriormente que as crianças predispostas a desenvolver um tipo de diabetes auto-imunidade fazê-lo mais rápido quando estão infectadas por rotavírus.
Enquanto uma teoria é de que as proteínas de rotavírus imitar aqueles na superfície das células produtoras de insulina, esta tem sido considerada como uma inadequada mecanismo para explicar a ligação.
Agora, na revista  , Coulson e colegas relatam que ela diz é um cenário mais provável.
Ativação Espectador
Quando os ratos que estão predispostos a desenvolver diabetes estão infectados com rotavírus de macacos se desenvolvem diabetes sintomas quatro semanas mais cedo do que aqueles que não estão infectadas, diz Coulson.
Em uma experiência complexa, ela e seus colegas descobriram que, quando o sistema imunológico do rato encontra rotavírus duas coisas acontecem.
Primeiro, há a ativação de células imunológicas dirigidas especificamente contra o rotavírus, mas depois essa ativação se espalha para outras células do sistema imunológico próximas, apelidado de “espectadores”, diz Coulson.
Ela diz que tal “ativação espectador” é uma parte normal do que acontece durante a infecção por rotavírus, mas no caso dos camundongos experimental há células desonestos que também são ativados como espectadores e estes por sua vez, contra as células produtoras de insulina.
Os resultados têm agora a ser replicado em estudos com tecido humano, diz Coulson.
Não é uma “causa” de diabetes
“Nós não estamos dizendo que o rotavírus provoca diabetes tipo 1″, enfatiza Coulson. ”Poderia ser apenas empurrando-o ao longo, uma vez que já foi acionado.”
“No modelo de rato, para os diabetes de ser aceleradas temos de transmitir o vírus para a ratinhos depois de já ter começado o processo para a obtenção de diabetes.
“Se nós dá-lo aos ratos antes que eles estão no processo de diabetes, então não vemos qualquer efeito.”
Infelizmente, diz Coulson, evitando o rotavírus não é uma opção prática para as crianças.
Seu estudo das crianças Melbourne encontrado quase todos são infectadas por rotavírus por três anos de idade.
“É um pouco como o resfriado comum.”
Coulson diz vacina para prevenir a infecção por rotavirus é ter um efeito substancial sobre o rotavírus hospitalização e podem também ter o potencial para reduzir o risco de diabetes.
Ela diz que a vacina é “bastante improvável” para desencadear-se a activação do espectador, porque se baseia em um vírus debilitado que replica mal e não dão suficiente de um sinal para o sistema imunitário.
“Nossos resultados em ratos mostram que você tem que ter uma quantidade substancial de replicação do vírus em camundongos para você obter qualquer modulação diabetes”, diz Coulson.
“Então, se você está reduzindo a replicação que está ocorrendo em crianças seria lógico que seria provavelmente as vacinas podem ter um efeito sobre o diabetes também.”


Nenhum comentário: