sábado, 24 de maio de 2014

Tem diabetes? Saiba o que é edema macular

Problemas de visão infelizmente estão entre as principais complicações do diabetes, em especial entre pacientes que têm a doença há muitos anos ou que estão com o nível de glicemia descontrolado.
Entre os problemas de visão decorrentes do diabetes estão a retinopatia diabética e o edema macular diabético. Tantos os pacientes de diabetes tipo 1, quanto os de diabetes tipo 2 devem ficar atentos – especialmente os que convivem com o Diabetes Mellitus há muitos anos.
O edema macular, uma consequência da retinopatia diabética, se inicia quando o ocorre um inchaço na mácula, prejudicando a visão central – que vai se tornando borrada. A mácula é a região nobre da retina, onde são registradas as cores e a visão central.
Este inchaço ocorre por conta de vazamentos de líquidos dos vasos sanguíneos que irrigam a retina. Estes vasos começam a ficar com seu funcionamento prejudicado por conta dos altos índices de glicose no sangue.
Como o edema macular diabético é silencioso, é fundamental fazer visitas regulares ao retinólogo (médico oftalmologista especialista em retina). Afinal, muitas vezes a doença só é percebida quanto já houve perda significativa da qualidade da visão.
O retinólogo, por meio de exames de fundo de olho, pode identificar a presença de edemas. Os principais exames realizados são o OCT (tomografia de coerência óptica), que avalia a retina, a mácula e a coroide, e a angiografia,   que avalia o fundo de olho, a estrutura dos vasos sanguíneos e o nervo óptico.
O tratamento do edema macular diabético pode ser feito por meio de aplicação de laser, a fim de “secar” os vasos danificados. Este procedimento controla o avanço do problema, mas não recupera a visão perdida. Mais recentemente, foram desenvolvidos medicamentos que diminuem a permeabilidade dos vasos danificados e são capazes inclusive de resgatar a visão danificada.
O retinólogo saberá escolher o tratamento ideal para cada perfil.
O mais importante para o diabético é manter os níveis da taxa glicêmica sob controle, por meio de modos saudáveis de vida e do tratamento correto da doença. Isso sem esquecer das visitas regulares aos médicos.

Nenhum comentário: