quarta-feira, 28 de maio de 2014

Veja os termos médicos mais comuns usados quando o assunto é a doença metabólica



A
ALTO RISCO - doença que apresenta várias características que indicam uma alta probabilidade do desenvolvimento de sérias complicações a curto, médio ou longo prazos.

AMPUTAÇÃO - ressecção de uma parte terminal de um membro.

AUTOIMUNIDADE - uma condição em que o sistema imunológico ataca células, tecidos e estruturas do próprio organismo. No caso do diabetes tipo 1, o sistema imunológico se volta contras as células beta do pâncreas, destruindo-as o que impede a produção de insulina.

B
BOLUS DE INSULINA - insulina de ação rápida injetada antes das refeições para baixar os níveis de açúcar no sangue. Este procedimento tenta imitar a liberação natural da insulina após a refeição.

BAIXO RISCO - quando não há a presença de características que possam levar a doença a evoluir para um quadro severo ou muito grave.

C
CALÇADOS PROTETORES - sapatos confeccionados especialmente para prevenir ulcerações nos pés.

CALO - formação tecidual, composta por inúmeras camadas de queratina (proteína fibrosa encontrada nas células epiteliais) que se forma devido ao atrito excessivo em uma determinada região.

CALORIAS - unidades que representam a quantidade de energia fornecida pelos alimentos. Carboidrato, proteína e lipídios (gordura) são as principais fontes de calorias da dieta.

CARBOIDRATOS - uma das três principais fontes de calorias da dieta. Os carboidratos são provenientes primeiramente do açúcar (carboidrato simples) e do amido (carboidrato complexo, encontrado nos pães, massas e feijões). O carboidrato se transforma em glicose durante a digestão e é o principal nutriente que eleva as taxas de glicose no sangue.

CÉLULAS BETA - são as que produzem insulina. Encontram-se nas ilhotas de Langerhans do pâncreas.

CETOACITOSE OU COMA DIABÉTICO - condição grave causada por falta de insulina. É marcada por altas taxas de glicose no sangue e pela presença de cetonas na urina. É mais comum nos quadros de diabetes tipo 1.

CETONAS - ácidos produzidos quando o organismo transforma a gordura em energia. É o que acontece quando não há insulina suficiente para que a glicose entre nas células.

CONTAGEM DE CARBOIDRATOS - corresponde a uma estratégia para o controle da glicemia, pela qual se calculam os gramas de carboidratos ingeridos nas refeições ou lanches, enfatizando a relação entre alimento, atividade física, nível de glicemia e medicação.

D
DM 1 - uma forma de diabetes que tende a se desenvolver antes dos 30 anos de idade. O mesmo que diabetes tipo 1 ou diabetes juvenil.

DM 2 - esta forma de diabetes costuma ocorrer em pessoas que já passaram dos 40 anos, mas pode se desenvolver nos mais jovens, especialmente nas crianças e jovens obesos. É o mesmo que diabetes tipo 2.

DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA (DVP) - presença de sinais clínicos como a ausência de pulsação nos pés, claudicação intermitente, dor em repouso e outras anormalidades que indiquem possíveis problemas circulatórios.


Nenhum comentário: