domingo, 6 de julho de 2014

PESSOAS COM DIABETES PODEM COMER BANANAS?

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana. O segredo está no tamanho da porção e em que hora consumí-la.
Importantes organizações em todo o mundo, incluindo a American Diabetes Association, a Academy of Nutrition and Dietetics e a British Association of Diabetes UK recomendam e consideram a banana como uma fruta segura e benéfica para os diabéticos, dentro de um plano de alimentação que leve em conta o controle do tamanho das porções, bem como, que estejam distribuídas ao longo das refeições diárias.
Sendo naturalmente livre de colesterol, gordura e sódio, rica em potássiofibras, manganês,vitaminas B6 e C, a banana é perfeita quando se considera uma porção dela.
Geralmente considera-se uma porção a quantidade de fruta que contenha 15 g de açúcar. No caso da banana, nós lhe daremos os valores nutricionais para meia porção e para porção inteira, assim, você pode ter uma ideia do valor que representa uma porção:
• meia xícara de bananas cortadas: 8 g de açúcar, de 2 a 2,5 g de fibras e cerca de 68 calorias.
• 1 banana média: aproximadamente 18 cm (comprimento de um lápis): 15 g de açúcar, 3 gramas de fibras, e 105 calorias.
Índice Glicêmico de uma Banana
O índice glicêmico varia de acordo com a maturação da banana. Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Isto porque o amido (carboidrato complexo) presente na banana vai sendo transformado em açúcar conforme o fruto vai amadurecendo. A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.
Benefícios da Banana para a saúde
Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.
Outros benefícios incluem:
• Contém triptofano, uma proteína que é convertida em serotonina dentro do corpo. Esta última contribui para a sensação de relaxamento, melhora o humor e faz-nos sentir bem.
• Possui pequenas quantidades de antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos às células e tem efeito antienvelhecimento: luteína, zeaxantina ( zea-xantina) e carotenos.
• Tem um tipo de agentes anticancerígenos, conhecidos como lectinas.
Finalmente, é recomendável manter as Bananas sempre à temperatura ambiente, pois é a melhor maneira de mantê-las frescas.
Agora você sabe… Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas!

Nenhum comentário: