segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Poluição aumenta risco de diabetes

Poluição aumenta risco de diabetes


Poluição aumenta risco de diabetes

A poluição do ar provocada por veículos já é acusada de provocar doenças cardiovasculares e agora poderá também levar a culpa por causar o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Estudo realizado na Alemanha e publicado no jornal Environmental Health Perspectives analisou dados de mais de 1.700 mulheres não diabéticas que tinham 55 anos em 1985, quando a pesquisa foi iniciada. O estudo durou até 1994 e teve um seguimento em 2006. Nesse ano, 187 participantes foram diagnosticadas diabéticas tipo 2. O estudo utilizou dados de estações de monitoramento de emissão de gases para avaliar o nível de exposição das mulheres.
A exposição aos componentes da poluição veicular, particularmente dióxido de nitrogênio (NO2) e fuligem por partículas finas, foi significativamente associada ao maior risco de diabetes tipo 2. Esse risco variou de 15% a 42%, dependendo do nível de exposição aos poluentes, sendo maior quanto maior era a exposição. Morar num raio de 100 metros de estradas movimentadas mais do que dobrou o risco.
Os pesquisadores perceberam também relação entre poluição e diabetes com graus leves de inflamação. Eles fizeram medição de C3c, uma proteína do sangue que é um marcador de inflamação. As mulheres que apresentavam os maiores níveis de C3c no início do estudo foram justamente as que tiveram o risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 relacionado à poluição. Apesar de o estudo ter sido focado apenas em mulheres, os pesquisadores admitem não ter motivo para eliminar a possibilidade de que os resultados podem ser similares em homens.

 http://www.starbem.com.br/Novidades/FatosRelevantes/7

Nenhum comentário: