segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Glicemia

Glicemia

Glicemia
O que é Glicemia?

Glicemia é o nome dado à quantidade de glicose existente no sangue. Esse resultado está relacionado à insulina produzida pelo pâncreas e à quantidade de carboidratos ingeridos ao longo do dia.

Dessa forma, o alto consumo de carboidratos provoca a elevação da glicemia. Em geral, o pâncreas compensa o excesso produzindo mais insulina para que a glicose seja absorvida pelas células. Quando o pâncreas não consegue aumentar a produção de insulina, temos um quadro de diabetes.

O excesso de glicose no sangue é a chamada hiperglicemia, ou seja, o corpo não produz insulina suficiente para que a glicose entre nas células. O oposto, ou seja, quando há baixo consumo de carboidratos em relação à insulina circulante, provoca a hipoglicemia, que é a falta de glicose no sangue.

Para monitorar esses números, o exame recomendado é a glicemia em jejum, cujo resultado pode variar segundo os critérios abaixo:

  • Normal: Abaixo de 100 mg/dL
  • Intolerância à glicose: jejum de 100 a 125 mg/dL; 2 horas após 75g de glicose: de 140 a 199 mg/dL
  • Diabetes mellitus: jejum maior que 126 mg/dL; 2 horas após 75g de glicose: maior que 200 mg/dL

Em resumo, para manter a taxa ideal de glicose no organismo, é preciso equilibrar a quantidade de carboidratos ingeridos em relação à insulina que o pâncreas produz. Neste site, você encontra tudo o que precisa para levar uma vida mais saudável. Caso haja qualquer dúvida, sempre consulte seu médico.

http://www.starbem.com.br/StarBem/GuiaStarBem/Glicemia

Nenhum comentário: