quarta-feira, 29 de junho de 2016

Festa Junina Saudável

Como saborear as delícias juninas sem comprometer o tratamento do Diabetes
Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais. Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a linha e a glicemia em ordem.
Alguns doces típicos das festas juninas já são produzidos em composição dietética, sem açúcar, e outros, de mais simples elaboração, podem ser feitos em casa.
O portador de Diabetes, porém, deve ter sempre em mente que não basta tirar o açúcar, é preciso também reduzir a gordura do alimento. Caso contrário, o excesso de gordura acaba se transformando também em glicose no organismo e tem o efeito adicional de levar ao ganho de peso, uma vez que a gordura é mais calórica do que o carboidrato.
Mas, seja qual for o prato típico que o diabético consumir nas festas juninas – incluindo batata doce, pinhão, pipoca e outros – ele deve lembrar-se de que não pode abusar. O doce dietético pode ser consumido no lugar de uma fruta, por exemplo. Se souber que vai a uma festa junina e que corre o risco de comer além do recomendável, a pessoa pode também diminuir o pão, o arroz ou a batata nas refeições anteriores.
O ideal é que, se for inevitável sair da linha nesses dias, deve-se procurar fazer uma dieta menos calórica uns dois dias antes da festa e outro tanto depois, com menor ingestão de carboidratos e maior consumo de verduras. Outra recomendação é dedicar, nesse período ainda mais do que normalmente, algum tempo para uma caminhada ou para algum outro tipo de exercício, para queimar os excessos com maior tranquilidade.


Sugestão

Docinho de Granola

Rendimento : 30 unidades

Ingredientes
200 g de doce de leite dietético
3 xícaras (chá) de granola dietética

Preparo
Misture os ingredientes.
Deixe na geladeira por 30 minutos para firmar. Modele bolinhas e sirva em forminhas de papel.

Informações nutricionais
1 PORÇÃO = 1 UNIDADE =15 G
Calorias 53
Carboidratos 8,4g
Fibras 0,8g
Sódio 21mg

Nenhum comentário: