quinta-feira, 30 de junho de 2016

GRIPE E DIABETES: COMO SE PREVENIR NO INVERNO


A temporada de gripe está chegando e pessoas com diabetes devem evitar contraí-la a todo custo. Estatísticas mostraram que pessoas com diabetes possuem três vezes mais chances de serem internadas em hospitais por complicações de gripe do que outras enfermidades. Vamos dar uma olhada na importância da prevenção à gripe e que medidas precisam ser feitas para isso.
Influenza ou gripe é uma doença infecciosa causada por um vírus. Quando alguém pega a gripe, esta pessoa deve evitar o ambiente de trabalho ou escola por algum tempo.  A Influenza possui alguns sintomas similares com a gripe convencional, mas a influenza é mais grave. Alguns sintomas incluem:
  • Calafrios
  • Febre
  • Corrimento nasal
  • Dores musculares
  • Fraqueza / fadiga
A Influenza é normalmente transmitida através do ar e é altamente contagiosa. Pode ser transmitida de uma pessoa a outra, mesmo antes de os sintomas começarem a aparecer. Então, por que as pessoas com diabetes devem tomar precauções extras para evitar a gripe? Uma condição subjacente do diabetes é o sistema imunológico mais fraco. Esta pequena diferença na força imunológica pode aumentar significativamente suas chances de pegar algo parecido com a gripe, especialmente porque esta afeta o sistema imunológico em geral.
A gripe também pode causar desequilíbrio hormonal, o que significa que a sensibilidade de seu corpo à insulina pode mudar, tornando muito mais difícil controlar seus níveis de açúcar no sangue, enquanto estiver com gripe. Isto significa que o tempo para se recuperar também aumenta, tornando-se muito mais fácil desenvolver complicações graves da gripe, levando à hospitalização ou, possivelmente, até mesmo à morte.
Definitivamente a melhor maneira de se livrar da gripe é não pega-la. As medidas preventivas são essenciais para as pessoas com diabetes. A melhor maneira de prevenir-se contra a Influenza é vacinar-se contra o vírus. Os médicos normalmente recomendam a vacina contra a gripe e o spray nasal já que tem um efeito mais prolongado, porém, o spray ainda não foi aprovado para utilização por diabéticos. Também é recomendado que as pessoas com diabetes recebam a vacina pneumocócica, porque diabéticos possuem maior risco de contrair a pneumonia (Influenza e Pneumonia andam de mãos dadas).
Então, certifique-se de tomar todas as precauções necessárias durante a temporada de gripe, tais como:
  • Verifique o seu açúcar no sangue com frequência, e mantenha os níveis de açúcar adequados.
  • Lave as mãos com frequência (o vírus da gripe pode tornar-se inativo por sabonete).
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Mantenha-se hidratado e coma regularmente.
  • Verifique a sua temperatura e fique atento a qualquer sinal da gripe.
Ao receber a vacina contra a gripe e manter o cuidado adequado o controle do seu diabetes, seguir estas dicas te ajudará a diminuir as chances de contrair a gripe. Se você notar qualquer alteração mencionada acima ou perda de peso, temperatura corporal alta, valores irregulares de glicemia ou cetonas, entre em contato com seu médico o mais rapidamente possível, pois se detectada precocemente, os medicamentos antivirais podem ser administrados para tentar evitar que o vírus se espalhe. Então, esteja preparado e permaneça saudável para que você possa desfrutar de bons momentos do inverno com seus amigos e familiares.
http://blogbr.diabetv.com/gripe-e-diabetes-como-se-prevenir-no-inverno/

Nenhum comentário: