segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL


Uma equipe multiprofissional é formada por membros de diversas áreas, em suas diversas especialidades, como: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, psicólogos e outros, e devem atuar como um grupo junto aos pacientes e aos familiares em prol de um único objetivo.
No trabalho em equipes interdisciplinares há a necessidade de uma inter-relação entre os diferentes profissionais, os quais devem ver o paciente como um todo, numa atitude humanizada. Outro aspecto importante é alertar os profissionais para a necessidade do conhecimento das atividades dos outros membros da equipe, trocando informações e buscando atender o paciente de maneira completa.
Com esta visão integrada do paciente portador de diabetes, considerando os aspectos físicos e emocionais, a equipe pode concretizar as atividades de diagnóstico e de terapia, detectando os aspectos mais fantasiosos ou irreais que estejam interferindo no aparecimento da doença, na sua evolução e no processo de recuperação.
O trabalho em equipe, sem dúvida, acrescenta conhecimentos e dividi ansiedades, favorecendo, dessa maneira, o surgimento de soluções e, todo o trabalho feito nesse sentido, beneficiará a promoção de uma melhoria na qualidade de vida do paciente diabético.


Referências

http://www.unifra.br/professores/anabonini/09_EQUIPE_MULTIPROFISSIONAL_DE_SAUDE.pdf
Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071025064351AAHJcAm



Paulo Cesar Rigatto
Profº. Ed. Física - Cref: 0069529-G/SP
Graduado pela UNESP/BAURU
Especialização em Fisiologia do Exercício - UNIFESP/SP

Nenhum comentário: