quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dentistas podem identificar pessoas com diabetes

Dentistas podem identificar pessoas com diabetes 
Pesquisadores da Columbia University College of Dental Medicine constataram que as consultas odontológicas representam uma chance de intervir na epidemia de diabetes ao identificar indivíduos com diabetes ou pré-diabetes que desconhecem a doença.
O estudo procurou desenvolver e avaliar um procedimento de identificação de níveis elevados de açúcar no sangue.
 
“A doença periodontal é uma complicação precoce do diabetes e cerca de 70% dos adultos dos Estados Unidos vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Pesquisas anteriores focavam em estratégias de identificação relevantes para a prática clínica. As configurações de saúde bucal não foram avaliadas antes, nem as contribuições dos resultados orais foram testadas prospectivamente”, disse o reitor da College of Dental Medicine, Ira Lamster.
Para este estudo, os pesquisadores recrutaram cerca de 600 indivíduos (brancos não-hispânicos, com idades de 40 anos ou mais; e hispânicos ou não-brancos de 30 anos ou mais) que nunca tinham sido diagnosticados com diabetes ou pré-diabetes.
Cerca de 530 pacientes que relataram pelo menos um fator de risco para o diabetes adicional (histórico familiar de diabetes, colesterol alto, hipertensão ou sobrepeso/obesidade) realizaram um exame periodontal e umteste de hemoglobina A1c. Para que os pesquisadores avaliassem e comparassem o desempenho de diversos procedimentos de identificação possíveis, os pacientes retornaram para um teste de glicose em jejum, que indica se um indivíduo tem diabetes ou pré-diabetes.
Os pesquisadores descobriram que nesta população dental em situação de risco, um algoritmo simples composto por apenas dois parâmetros dentais (número de dentes perdidos e percentual de bolsas periodontais) foi eficaz na identificação de pacientes com diabetes pré-diabetes não diagnosticada. A adição do teste de A1c foi de valor significativo, melhorando ainda mais o desempenho deste algoritmo.
“O reconhecimento precoce do diabetes tem sido o foco dos esforços dos médicos e da saúde pública durante anos, pois o tratamento precoce dos indivíduos afetados pode limitar o desenvolvimento de muitas complicações graves. Mudanças de estilo de vida relativamente simples nos pré-diabéticos podem prevenir a progressão para o diabetes, portanto identificar este grupo de indivíduos também é importante. Nossos resultados fornecem uma abordagem simples, que pode ser facilmente utilizada em todas as configurações de cuidados dentários”, disse a professora da Faculdade de Odontologia Evanthia Lalla.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, uma em cada quatro pessoas afetadas com o diabetes tipo 2 nos Estados Unidos permanece sem diagnóstico. E aqueles com pré-diabetes têm um risco aumentado para o diabetes tipo 2 e também para doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e outras doenças vasculares típicas dos indivíduos com diabetes.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário: