quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mitos e Verdades sobre Diabetes


Mitos e Verdades sobre Diabetes
O diabetes é uma doença de metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina no organismo. Para desvendar alguns mitos e verdades sobre a doença, a equipe de web jornalismo do Canal Minas Saúde conversou com o médico endocrinologista Dr. Carlos Eduardo Carvalho da Silveira, diretor médico da APS Produtos em Saúde. Veja a entrevista: 
1. Mito ou verdade: o diabetes pode ser associado a outras doenças glandulares e/ou distúrbios metabólicos? 
Verdade.  Várias doenças auto-imunes podem provocar agressão a diferentes glândulas podendo levar ao diabetes.  O uso de certos medicamentos também podem levar ao aparecimento da doença. 
2. O sedentarismo pode trazer complicações ao paciente com diabetes? Quais são as atividades físicas mais recomendadas 
Sim, o sedentarismo pode trazer complicações ao paciente com diabetes. O recomendado é exercer atividade física regularmente. Dessa forma o organismo aumenta a sensibilidade a insulina, reduzindo o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, amenizando os sintomas da doença e impedindo o aparecimento de complicações. 
3. O estresse somado a maus hábitos de vida pode influenciar o aparecimento de um quadro de pré-diabetes ou glicêmico? 
Com certeza. É muito comum que pessoas estressadas e com hábitos de vida e alimentares não saudáveis possam desenvolver esta doença principalmente se houver predisposição genética para tal. 
4.  Em caso de ferimentos? Como é o processo de cicatrização do diabético? O que fazer? 
Todo processo de cicatrização no diabético fica prejudicado(lento) pela obstrução que acontece ao nível das pequenas artérias, o que dificulta o formação de tecido de cicatrização e predispõem ao aparecimento das infecções oportunistas, pois o sistema imune também está prejudicado e como a circulação está prejudicada impede a plena ação de medicamentos, podendo levar a feridas crônicas de muito difícil cicatrização em casos extremos pode existir necessidade até de amputação de membros. Toda ferida em diabéticos exigem cuidados rigorosos. 
5. Como deve ser a dieta alimentar do paciente com diabetes. O que ele deve comer e precisa evitar? 
Evitar excesso de carboidrato (pães, farinhas, massa, arroz, batata, mandioca, biscoitos). Restrição de sacarose (açucares). Pode ingerir alimentos com fibras integrais, alimentos diet, frutas, verduras, legumes. E o mais importante: Alimentar-se de três em três horas.
6. Existe alguma fruta (ou mais de uma) que não é aconselhável para o cardápio do diabético? Se existe, quais são e por quê?
Sim. Caqui, manga e uva. Essas frutas são ricas em carboidratos, que aumenta a glicemia quando ingeridas em excesso.
 
7. Até que ponto o consumo de alimentos diet são benéficos para a saúde do diabético? 
São benéficos se o diabético não exagerar no consumo e seguir a orientação médica para tal. 
8. E quanto ao consumo de adoçante? Existe um tipo mais indicado? 
Sim, existem adoçantes a base de sucralose ou a base de stevia. O consumo deverá ser conforme o recomendado pelo fabricante ou orientação do médico ou nutricionista. 
9. Qual é o tipo de diabete mais severo para a saúde, o Tipo 1 ou o 2? 
O Tipo 1. Porque tem início precoce e existe uma diminuição muito grande da quantidade de insulina até a falta total da mesma exigindo um controle rigoroso, pois o risco de lesão em todo organismo é muito grande (cegueira, infarto, insuficiência renal, etc.).



Nenhum comentário: