quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Transplante de Pâncreas

Transplante de Pâncreas
1) Quero fazer o transplante de pâncreas, mas gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto. Em que casos ele é indicado?

Dr.João Roberto de Sá: Existem três modalidades principais de transplante de pâncreas para portadores de Diabetes Mellitus do Tipo 1:

O transplante simultâneo de pâncreas e rim: indicado para pessoas com diabetes com importante perda da função renal, que já estejam realizando terapia dialítica ou na iminência desta e não tenham como receber um rim de um doador vivo. A espera por este tipo de transplante é ao redor de 2,5 anos.

A segunda modalidade mais realizada é o do transplante de pâncreas após o do rim. Em geral, são pacientes com boa função do enxerto do rim e que apresentam dificuldade para o controle da glicemia mesmo utilizando terapia insulínica intensiva.

A modalidade menos realizada é a de pâncreas isolado, que em geral é reservada para os casos de diabetes instável, ou seja, de difícil controle, com hipo e hiperglicemias, apesar da terapia insulínica intensiva. Não existem dados científicos suficientemente fortes para a indicação do transplante de pâncreas para a estabilidade de evolução ou para o controle das complicações crônicas do diabetes.

2) Como faço para entrar na fila?

Dr.João Roberto de Sá: Para entrar na fila, você deve procurar um centro transplantador em sua cidade ou estado com encaminhamento do médico assistente. Nos sites da Secretaria da Saúde e da Associação Brasileira de Transplante de Orgãos (ABTO) existem informações adicionais para os interessados.

http://www.diabetes.org.br/perguntas-e-respostas/106-transplante-de-pancreas

Nenhum comentário: