quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Saiba como detectar diabetes em seu cachorro! E ainda como preveni-la.


Saiba como detectar diabetes em seu cachorro! E ainda como preveni-la.

Assim como nos humanos, os cães também podem desenvolver diabetes. Os sintomas são idênticos e a doença desenvolve-se de forma semelhante.
A diabetes surge geralmente em cães idosos, a partir dos 8 anos e tem maior incidência nas fêmeas com excesso de peso, mas pode ocorrer, eventualmente, em cães mais jovens. Esta doença pode causar a morte se não for controlada, mas se seguir os conselhos do veterinário, ele terá longevidade e a qualidade de vida não será comprometida. A diabetes em cães é o resultado de uma deficiência do hormônio insulina, que provoca uma diminuição na capacidade de metabólicas açucares no sangue.
A diabetes em cães
A diabetes em cães assim como nos seres humanos, vem em duas formas:
Tipo I: quando o corpo não produz insulina suficiente.
Tipo II:  quando o corpo perde sua capacidade de usar a insulina eficazmente para processar açúcares. Quase todos os cães tem diabetes tipo I, mas eventualmente podem ter a diabetes tipo II.
Sintomas de Diabetes em cães
Cópia de image
Um cão que desenvolve diabetes irá exibir uma série de sintomas. Ele terá muita sede  e necessidade de urinar mais vezes e em maior quantidade. É comum os donos do animal de estimação notarem que o cão começa a urinar em casa ou na sua cama, mesmo que ele esteja acostumado a fazer xixi no lugar certo ou na rua.
Se o seu cão apresentar esses sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois ele pode ficar cego de repente, caso não seja tratado a tempo, quando aparecerem os primeiros sinais. Outra pista importante é que ele vai emagrecer, não importa o quanto  comer. O apetite também aumenta consideravelmente.
image
As causas da Diabetes em cães e como prevenir
Obesidade e diabetes andam de mãos dadas e também muitos donos alimentam seus cães com dietas pouco saudáveis que, a longo prazo, oferecem riscos à saúde.
Uma dieta adequada e exercícios físicos, como passeios e brincadeiras, ajudam a prevenir o aparecimento da diabetes.
Com informações de Monica Almeida-  CRMV-15977

Nenhum comentário: