Fonte: Onehealthmag
Autor: Irene Donatti
Viver com diabetes pode ser duro qualquer que seja o lado que se encara. Além dos desafios de controlar a dieta e os níveis de glicemia, os pacientes podem sofrer de dores agudas, penetrantes ou ardentes nas mãos ou pés inesperadamente e aparentemente sem motivo.
Essa situação é chamada de neuropatia diabética dolorosa (NDD) e muitos são forçados a lidar com ela diariamente. Imagine acordar no meio da noite porque as mãos, os pés ou outras extremidades parecem estar em chamas. Imagine não conseguir segurar uma xícara de café ou manipular uma caneta. Como deve ser ter que restringir rigorosamente as atividades físicas? Esses cenários tristes são comuns entre pacientes de NDD. Além da dor, muitos com NDD também têm nervos sensoriais danificados que podem torná-los inconscientes de lesões nos pés, bem como representam um fardo psicológico enorme para eles e seus entes queridos.
Um pequeno gadget que acaba de ser aprovado nos Estados Unidos ameniza rapidamente as dores crônicas nas pernas e nos pés de pessoas com diabetes, eliminando o uso de medicações e outros procedimentos invasivos
Quem sofre de dores crônicas sabe como é difícil executar tarefas cotidianas, ou mesmo dormir tranquilamente, tendo de lidar diariamente com os incômodos gerados por elas. Sem falar na necessidade constante de remédios, que afeta o equilíbrio do organismo. Essa rotina é bastante comum para pessoas com neuropatia periférica, uma perturbação dos nervos que costuma se manifestar por dormência, queimação e sensação dolorosa nas pernas e nos pés – condição muito presente em diabéticos, por exemplo. Mas a tecnologia vem evoluindo para buscar soluções para esse problema: nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA), órgão americano regulador de alimentos e fármacos, acaba de aprovar o primeiro dispositivo não invasivo criado para aliviar – quase instantaneamente – o sofrimento.
Chamado de Sensus Pain Management, o gadget é um pequeno estimulador nervoso transcutâneo recheado de eletrodos que, quando usado em torno das pernas ou dos pés, emite pequenas vibrações que variam de intensidade e frequência. A ideia é seguir o princípio fisiológico de que a excitação de nervos normais reduz a transmissão dos sinais de dor para o cérebro, alterando os níveis de substâncias químicas no sistema nervoso. Pelo tamanho compacto e pela leveza do material (pesa apenas 100 gramas), o equipamento pode ser usado confortavelmente sob a roupa e acionado a qualquer momento do dia – inclusive à noite, na hora de dormir. “Há um crescente reconhecimento da interrelação entre a dor crônica, como a neuropatia diabética, e alguns distúrbios do sono. Então, o uso do Sensus também pode ser indicado para ajudar a reduzi-los”, sublinha Shai Gozani, presidente e chefe executivo da NeuroMetrix, empresa norte-americana fabricante do aparelho.
“Por não ser invasivo e não alterar a química do organismo, o Sensus passou a ser recomendado pelo FDA como uma alternativa segura e sem contraindicações aos pacientes”
Sem riscos
Em geral, o tratamento da neuropatia periférica – que atinge mais de 50% das pessoas que convivem com o diabetes há muitos anos e cujos riscos aumentam conforme o avanço da idade – é feito com medicamentos antidepressivos, anticonvulsivos, opioides e analgésicos. Por não ser invasivo, nem alterar a química do organismo, o Sensus passou a ser recomendado pelo FDA como uma alternativa segura e sem contraindicações aos pacientes. O funcionamento é simples: basta envolver a região onde há mais dores e pressionar um botão de ativação por dois segundos para dar início a uma sessão de terapia, que tem duração de 60 minutos – mas pode ser repetida conforme a necessidade, desde que haja um intervalo mínimo de meia hora entre elas.
“A neuropatia periférica atinge mais de 50% das pessoas que convivem com o diabetes há muitos anos e tem riscos que aumentam conforme o avanço da idade”
Segundo a NeuroMetrix, a maior parte das pessoas sente o declínio da dor 15 minutos após o início do uso do aparelho, e o alívio permanece por mais 30 após o término da aplicação. Mesmo assim, a utilização do Sensus não exclui da rotina os cuidados básicos para evitar que as dores fiquem mais severas com o passar do tempo: controlar os níveis de gordura e açúcar no sangue, manter estável a pressão arterial, adotar uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente.
Por enquanto, o Sensus está disponível exclusivamente nos Estados Unidos, pelo preço de 329,99 dólares, ou aproximadamente R$ 760, mas pode ser comprado pelo siteLGMedSupply.
Fonte: Onehealthmag
Nenhum comentário:
Postar um comentário