sábado, 22 de março de 2014

Meu Transplante de Pâncreas Isolado

Fonte: Transplante de Pâncreas  

Autor: Aline Deucher

Olá!

Este é apenas um breve relato da experiência que tive até conseguir o transplante de pâncreas e dos já quase quatro meses de pós-cirurgia:
Bom, tenho 24 anos e descobri ser diabética Tipo I aos 9 anos de idade - após um choque emocional muito profundo. A partir deste momento, comecei a usar insulina de 5 a 7 vezes por dia, fiz dieta, acompanhamento médico, exercícios físicos regularmente e uma vida bastante regrada. Entretanto, mesmo com todos esses cuidados, nunca obtive sucesso no controle da glicose: sempre mais de 500 "HI (high) " - quando precisava correr até o Pronto Socorro e tomar insulina intravenosa, pois nem intramuscular resolvia, ainda que muitas vezes chegasse a tomar 300UL de insulina em um só dia, mas quando vinham as hipoglicemias eram sempre assintomáticas, levando-me a severas convulsões!
Tentei todos os métodos de controle possíveis, usei Humalog, Humalog Mix, Apidra, Novolin R, Lantus, Levemir, Victosa e até Bomba de Insulina!
Fiz também um tratamento medicamentoso para auxiliar na absorção da insulina pelo organismo, mas sem resultados eficientes.
Em 2007 as graves complicações começaram: Fiz um quadro de pielonefrite e insuficiência renal crônica assintomática, o que levou-me a uma infecção generalizada e coma de 16 dias com 3% de chance de sobrevivência!
Consegui sobreviver, mas foram necessárias várias transfusões de sangue e algumas seções de hemodiálise que conseguiram reverter o quadro dos meus rins de forma que hoje funcionam perfeitamente. Toda esta batalha levou mais de 3 anos, com acompanhamento médico constante, dieta rigorosa, muita paciência e, principalmente, fé em Deus!
Porém, apesar de todos os esforços e das várias tentativas de novas terapias, minha glicose continuava descompensada, causando uma retinopatia importante, que me levou a fazer 16 cirurgias nos olhos. Fiz vitrectomia, tive descolamento de retina, tirei a catarata de ambos os olhos e hoje tenho uma visão de apenas 8% no olho direito, muito embora o olho esquerdo esteja bem melhor e se recuperando.
Passei 3 anos com gastroparesia crônica e por vezes sofri de longos períodos de diarreia, levando-me a vários quadros importantes de desidratação. Precisei parar de trabalhar, tranquei matrícula na faculdade e a partir dai não era mais capaz de realizar sozinha as tarefas simples do dia-a-dia; Sequer andar desacompanhada - estava sempre dependendo de alguém!
Para mim, meu caminho era sem volta!
Fiquei assim até conhecer a equipe do Dr Marcelo Perosa, que me deu uma esperança...
Esta parte da história é igual para todos, portanto, não vou contar...
Finalmente, fui chamada para meu Transplante de de Pâncreas Isolado no dia 2 de fevereiro de 2013.
A cirurgia foi um sucesso. Logo depois, tive algumas complicações, mas nada que me fizesse desistir de ter UMA VIDA!
Hoje, tomo os imunossupressores diariamente e tenho uma alimentação livre - como jamais tive! Acordo todos os dias disposta e não lembro de ter me sentido tão bem assim nunca em minha vida: -Saudável e feliz!
O fato de ter que tomar alguns medicamentos e de ter de tomar alguns cuidados especiais não me incomoda, pois ganhei a vida, eu nasci de novo!
Gostaria de agradecer à equipe do Dr Marcelo Perosa pela excelente qualificação e pelos cuidados sem igual oferecidos a mim durante todo o tratamento. Nada neste mundo vai retribuir a eles minha vida salva!
Hoje vivo uma VIDA de verdade, que jamais imaginei ter! Que esse depoimento sirva de motivação para quem pensa em desistir.

Diabetes é uma doença traiçoeira, mas nada é impossível para DEUS!

Aline Deucher
Aline Deucher

Nenhum comentário: