sexta-feira, 16 de maio de 2014

Razões para o cheiro forte da urina humana



A urina com cheiro forte é um sintoma que pode indicar várias condições ocultas. Normalmente a urina já possui odor, entretanto ela será imediatamente notada quando cheirar mais forte do que o normal. Determinar a causa desse odor é importante, visto que ajuda a descobrir ou a prevenir o agravamento de uma condição potencialmente séria.

Desidatração

Quando uma pessoa deixa de tomar a quantidade adequada de líquidos, o corpo humano pode ficar desidratado, condição que concentra a urina. De acordo com a National Library of Medicine, isso causa um cheiro semelhante à amônia, podendo a urina ficar mais amarela do que o normal.

Infecção urinária

De acordo com informações  da Mayo Clinic, a urina com cheiro forte pode ser resultante de uma infecção urinária que ocorre quando as bactérias, geralmente de material fecal, entram na uretra. As infecções do aparelho urinário podem ser resultantes de atividades sexuais e muitas vezes são acompanhadas de outros sintomas além do cheiro forte, como necessidade de urinar com mais frequência do que o normal, dor ou queimação. Elas são tratadas com antibióticos, porém, se não forem tratadas, podem se espalhar para a bexiga ou para os rins, o que também são outras duas possíveis causas para uma urina com cheiro forte.

Dieta

A dieta desempenha um grande papel na determinação do conteúdo da urina, pois certos alimentos afetam o seu cheiro e a sua cor. Os espargos são conhecidos por deixarem a urina com cheiro forte, conforme assegura a Mayo Clinic. Além disso, a clínica afirma que suplementos de vitamina B6, assim como alimentos ricos dessa vitamina, também afetam o cheiro da urina.

Diabetes

Outra condição oculta associada ao cheiro forte da urina é a diabetes tipo 2, também conhecida como diabetes tardia, uma vez que ela se desenvolve normalmente em pessoas com idade mais avançada. Os baixos níveis de atividade física e a gordura corporal elevada estão fortemente associados com o desenvolvimento deste tipo de diabetes. A doença não tem cura, mas o impacto da diabetes pode ser gerenciado com cuidados de saúde adequados e um estilo de vida saudável.

Outras causas

Existem várias outras potenciais causas para a urina com cheiro forte, tais como a insuficiência hepática aguda, a cistite e os distúrbios metabólicos, de acordo com a Mayo Clinic. A cistite é uma inflamação da bexiga que pode ser causada por uma infecção, como a infecção do aparelho urinário.

Nenhum comentário: