sábado, 12 de março de 2016

Desvende os mitos que envolvem a diabetes



A diabetes tem sido uma das doenças que mais cresce em todo o mundo. Principalmente, pelo consumo de produtos industrializados e elevado teor de açúcar em diversos alimentos.
Dados da Organização Mundial da Saúde, da ONU, apontam que o número de diabéticos no mundo chega a 350 milhões. Os dados foram divulgados em 2012 e demonstram que só no ano de 2012, estima-se que 1,5 de mortes foram causadas pela doença.
Só no Brasil o número já surpreende, com 3,2 milhões de pessoas com diabetes e que não sabem de seu próprio diagnóstico, segundo estudo da Federação Internacional de Diabetes. Esses dados conseguem ser revertidos com a desmistificação da doença e a quebra de alguns dos mitos que envolvem seus sintomas. Veja aqui algumas ideias comuns que são, na verdade, equívocos da maioria das pessoas.
Não podem comer doces
Ela possui dois tipos, causados por circunstâncias diferentes. Entretanto, seus efeitos em geral são os mesmos: ela é uma síndrome metabólica decorrente da falta ou incapacidade da insulina exercer sua função no organismo.
Isso faz com que os níveis de glicose no sangue aumentem e causando diversas complicações. O grande mito é justamente achar que os açúcares são totalmente vetados e que a vida do diabético e completamente restritiva.

Eles não podem, de maneira nenhuma, ser consumidos em excesso. Mas, quando combinados com uma rotina saudável e exercícios físicos, eles podem ser consumidos em quantidades relativas.
Eles podem ser consumidos em porções menores e com menos frequência, satisfazendo sem que causem problemas ao corpo.
Não pode fazer exercícios físicos
Esse é um dos grandes mitos que envolvem essa doença. Apesar de fragilizar um pouco a rotina e causar certos problemas quando não tratada, a diabetes não influencia tão radicalmente a vida das pessoas. A crença de que não é possível executar exercícios mais pesados é um mito.
Os diabéticos devem, inclusive, ser estimulados à prática de atividades físicas. Eles ajudam a melhorar os níveis glicêmicos e melhoram também diversos aspectos do organismo. As indicações ficam por conta dos médicos, que fazem um acompanhamento mais preciso.
Os medicamentos usados prejudicam meu corpo
Um grande mito que envolve a diabetes é justamente a identificação dos seus sintomas. Em geral, muita gente associa o consumo dos remédios com os sintomas causados pelo tempo que passaram sem tratar a diabetes. Eles podem ser complicações na visão e até mesmo nos rins.
Os tratamentos mais modernos e com novas tecnologias já garantem a prevenção do avanço desses males e complicações que a diabetes pode causar no organismo das pessoas. Entretanto, é preciso sempre ficar atento aos sinais do corpo.
O mesmo pode ser dito quanto ao ganho de peso, que não tem relação direta com o consumo dos remédios. Por isso é importante manter uma dieta equilibrada e incluir os exercícios na rotina.
Pode abusar dos adoçantes
Muita gente que é diagnosticada com diabetes passa a confiar muito nos adoçantes para não perder o sabor nos alimentos e receitas. É o caso do café ou chá, que passam a incluir os adoçantes disponíveis no mercado. Apesar de não afetarem tanto quanto o açúcar branco refinado, esses produtos também possuem um limite de consumo diário.
Vale sempre ficar atento também para os níveis de sódio contidos em muitos deles. Eles podem não prejudicar a diabetes, mas causar problemas em outras partes do corpo. Consulte a tabela e as indicações de cada um. Em geral, o espartame tem limite de 40 mg por kg. O ciclamato, por sua vez, atinge o máximo diário em 11 mg por kg em um dia.
Não pode ingerir bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, principalmente em excesso. Mas esse não é um fator limitante na vida dos diabéticos. Eles podem apreciar, com moderação, e tendo controle sempre.
A grande questão por trás dessas bebidas é justamente porque elas podem levar à hipoglicemia. Por isso, recomenda-se que sejam sempre ingeridas com refeições ou depois de se alimentar bem. A crise hipoglicêmica, a baixa nas taxas de glicose no sangue, pode ter uma recuperação mais difícil ou até mesmo problemática. Por isso, sempre mantenha um monitoramento com os aparelhos como este. Evite as bebidas feitas à base de carboidratos, como a cerveja.
Marina Fernandez

http://jornaldiadia.com.br/desvende-os-mitos-que-envolvem-a-diabetes/

Nenhum comentário: