segunda-feira, 30 de maio de 2016

Veja 5 dicas para evitar a hipoglicemia


Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), é considerada hipoglicemia quando a taxa de glicose no sangue está abaixo de 70 mg/dl. Aí, você pode pensar que é melhor ter menos açúcar circulando do que muito, certo? Engano! A endocrinologista Paula Pires alerta que tudo tem que ser em equilíbrio.

— A hipoglicemia ou a hiperglicemia é o resultado de um desequilíbrio entre os níveis de glicose e insulina no sangue. Por isso, são situações que devem ser evitadas sempre.

Quem já sentiu os sintomas da hipoglicemia, sabe que são terríveis. Eu, por exemplo, não tenho diabetes mas quando fico muitas horas sem comer já sinto dor de cabeça, náusea e fraqueza. No caso dos diabéticos, é bem pior. Muitos relatam que sentem tremedeira, ansiedade, palpitação, fome, e sudorese. Em situações extremas, a hipoglicemia pode levar à perda de consciência e até crises convulsivas. Não à toa, é tão temida pelos diabéticos,  especialmente pelos pais de crianças com diabetes.

Por isso, a endocrinologista Paula reuniu 5 dicas para você evitar este quadro e manter a glicemia sempre em equilíbrio.

1) Sempre inclua alimentos com fibras nas refeições, como legumes, saladas e produtos integrais
2) Opte por consumir fruta com casca, pois a fibra da casca retarda a absorção do carboidrato pelo intestino evitando o pico de insulina
3) Sempre associe uma proteína ao consumo de carboidrato nas refeições e lanches. Por exemplo: troque o suco por um iogurte no café da manhã, adicione um pedaço de queijo branco ao pão e sempre escolha nas refeições carnes magras
4) Evite consumir alimentos não integrais. Troque o arroz branco pelo integral assim como os pães e massas
5) Adicione aveia, linhaça ou chia aos sucos, frutas picadas e vitaminas

O que você faz para evitar a hipoglicemia? Compartilhe com a gente.

(Por Fabiana Grillo)



Nenhum comentário: