sexta-feira, 12 de março de 2010

A água de coco é boa para o diabético?

Entrevista com a nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso
Quem resiste a essa bebida geladinha, tomada geralmente com canudinho a partir da própria fruta? Cada vez mais popular, a água de coco tão típica dos trópicos ganhou até uma roupagem moderna: para quem não faz questão da bebida in natura ou, simplesmente, não quer ter trabalho para abrir o coco, ela agora pode ser encontrada em caixinhas longa vida ou em garrafinhas pet com dose individual. Mas, cuidado! A água de coco é calórica e tem carboidratos e, por isso, o exagero no consumo pode alterar a glicemia, alerta a nutricionista Mariana Del Bosco, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso).
Mariana Del Bosco – “Muitos diabéticos acham que não há problemas em consumir à vontade essa aguinha tão gostosa. Mas 200 ml de água de coco contêm 40 calorias e 10 gramas de carboidratos, o equivalente, em média, a uma fruta qualquer. Como comparação, podemos lembrar que uma fatia pequena de abacaxi tem 38 calorias e 9 gramas de carboidrato; uma banana maçã pequena tem 70 calorias e 17 gramas de carboidratos; uma maçã oferece 80 calorias e 12 gramas de carboidratos e um kiwi, 50 calorias e 11 gramas de carboidratos. Por isso, quando ingerir água de coco, o diabético deve considerar essa bebida como sendo uma fruta e, como em geral se recomenda o consumo de três a quatro frutas por dia, ele deve computar a água de coco nesse total.
Não há diferença entre o consumo da água de coco in natura e o produto embalado industrialmente, mesmo os produzidos por empresas voltadas para o segmento dietético ou light. O valor de calorias e de carboidratos não sofre variação significativa.
Apesar do calor e da tentação que representa uma água de coco doce e geladinha, aconselhamos que o diabético não exagere. Não se deve optar por substituir todas as frutas do dia por água de coco, por exemplo, porque o ideal é que a dieta seja variada. Também não é bom que a pessoa beba mais que 200 ml do produto, porque a quantidade de carboidratos ingerida de uma só vez vai ser muita alta.
Um copo por dia é uma medida boa para o verão. A água de coco é rica em eletrólitos – principalmente o sódio e o potássio – que são muito eficientes para o equilíbrio hídrico. No restante do dia, porém, a reidratação exigida pelo calor deve ser feita com água ou chás sem açúcar.
Para diminuir o efeito glicêmico da água de coco, é bom ainda consumi-la como acompanhamento de uma proteína ou de fibras, para retardar a absorção do açúcar pelo organismo. Se for consumida num lanche da tarde, por exemplo, a bebida pode acompanhar uma fatia de queijo. O importante é sempre, em qualquer refeição, estar atento à quantidade de calorias e de carboidratos ingeridos.”

Nenhum comentário: